Na Cantata, a última aula de Frei Florival na USF

11/11/2021
Na Cantata, a última aula de Frei Florival na USF

A Universidade São Francisco realizou a Live Musical chamada: “Cantata -Nos passos de São Francisco de Assis- uma melodia do coração” no último dia 8 de novembro. O evento foi transmitido pelo Youtube, no Canal da TV USF.

Dois grandes motivos deram origem a esta Cantata:  O primeiro motivo foi o encerramento do Curso de Extensão com o mesmo nome do evento acima citado, “Nos Passos de Francisco uma Melodia do Coração”. Este Curso foi organizado numa parceria entre a Província Franciscana da Imaculada Conceição, a Universidade São Francisco e o Instituto Teológico Franciscano. O Curso teve a coordenação da Profª Renata Bernardo, da USF, e foi ministrado por Frei Florival Mariano de Toledo, um professor que se esmerou em surpreender com sua criatividade e conteúdo. Foi a oitava aula do Curso de Extensão e os participantes do Curso receberam então, nesta aula, o seu Certificado de participação no Curso. O segundo motivo foi a concretização de um sonho de Frei Florival Mariano e Frei Vitorio Mazzuco de realizarem juntos uma apresentação Litero-Musical sobre Música e Espiritualidade Franciscanas.

Frei Vitorio motivou a apresentação fazendo a introdução e comentários entre as músicas. Destacamos aqui algumas ideias que foram colocadas como inspiração: Cada palavra cantada renasce nela mesma, pois o canto, a dança, liturgia e música sempre ampliaram experiências muito profundas nos caminhos da fé. A música religiosa nos coloca de rosto no ombro de Deus. A partir de Francisco de Assis o espírito que fraterniza e confraterniza é o espírito que gosta de cantar. O gostoso da música que vem das Fontes Espirituais Franciscanas é que ela não assusta, mas oferece intimidade. A Canção Franciscana sempre cantou e canta para Deus, ao mundo, às pessoas, ao universo, a imensa aglomeração de criaturas e espalha em tudo uma força de amor em cada detalhe. As canções espirituais repetem versos e palavras para criar um ritmo interior e isto se faz meditação e oração.  Francisco é um trovador de uma época de bardos e menestréis, da cultura cortês-cavaleiresca, das cantigas de gesta, das cantigas d’amigo, das cantigas de amor. Francisco nos ensina a exprimir e traduzir as aspirações mais profundas com uma linguagem humana e simples. Ele olha a vida como um poeta e cantor com olhos divinos.

Frei Florival Mariano, com sua voz privilegiada, seu carisma pessoal, sua capacidade de interpretação, com a sua arte original e sedutora, não apenas cantou, mas vivenciou com um modo de interpretar pleno de sentimento e emoção. Cantou sorrindo e iluminando. Com segurança, comunicação e competência, prendeu a atenção de todos por uma hora e meia. Nem vimos o tempo passar! Ele é bastante experiente em shows, Live´s e cantatas; mas cada uma é única e fontal.  Frei Florival faz da canção uma missão, de cada letra uma evangelização; faz de sua voz uma sintonia com o coração dos ouvintes. A sua Banda, formada por talentosos jovens no teclado, bateria, violão, violinos e baixo, foi de uma leveza e harmonia, uma beleza de acompanhamento e arranjos numa total sincronia com Frei Florival. A Cantata teve também a participação do cantor Vilmar Damasceno, da Pastoral Universitária da USF, em duas músicas.

O repertório constou de 13 canções: Lá vai São Francisco; No percorrer de seus dias; Não conhecera o cansaço; Quando o fogo do amor ardeu no peito; Altíssimo, Glorioso Deus;  Francisco e Clara, rosto de Deus; As pegadas do Crucificado; Quero honrar e venerar;  Nós vos adoramos; Bênção do Santíssimo(Nada de vós retenhais); No raiar de mais um dia; Cântico das Criaturas e Oração de São Francisco.

A Tecnologia de Informática da USF transmitiu com precisão a Live Musical. Foi uma noite de belas canções, meditação e contemplação. A Canção Franciscana faz você se tornar um com o Todo, faz um encontro, uma fusão de alma e matéria. Cantos espirituais são como oásis no deserto; na imensidão fazem encontrar minúsculos detalhes com grandes energias de amor e fé,  para continuar o caminho com a sede saciada. Em louvor de Cristo, Amém!

Histórico de Notícias