Farmácia de Bragança Paulista e Campinas realizam o trabalho integrado “Adote um Paciente”

13/12/2021

Alunos do curso de Farmácia de Bragança Paulista e Campinas realizaram durante o 2º semestre de 2021 o trabalho integrado “Adote um Paciente” que neste ano completou 10 anos de existência. A proposta consiste em integrar conhecimentos de diferentes componentes curriculares como Farmacologia e Terapêutica, Toxicologia, Farmácia Clínica e Hospitalar e Cuidados Farmacêuticos, para otimizar a resposta terapêutica do tratamento, minimizar possíveis reações adversas e eventuais interações medicamentosas. Durante esses 10 anos, muitos pacientes beneficiaram-se com o projeto, sendo uma etapa fundamental na formação do futuro profissional farmacêutico. Em Bragança Paulista, pacientes da Unidade Escola foram beneficiados com as propostas de intervenções.

Ao final do projeto, os alunos apresentaram as propostas de intervenções farmacêuticas e os resultados, os quais envolveram as melhorias obtidas no tratamento do paciente.

Importante destacar que o desenvolvimento do trabalho, além dos conhecimentos técnicos, várias competências são estimuladas e desenvolvidas, entre elas: capacidade de comunicação oral e escrita, capacidade para lidar com situações novas e desconhecidas, capacidade de liderança e de trabalhar em equipe, capacidade de lidar com situações complexas e o enfrentamento de situações problemas, requisitos essenciais na formação acadêmica.

Nesse sentido, o processo ensino-aprendizagem envolve além do conteúdo técnico, a formação ética e humanista do discente. Além disso, o trabalho exige uma postura reflexiva, desafiadora e estimulante dos docentes envolvidos de forma a incentivar os alunos na construção de competências e habilidades fundamentais e fortalecedoras na sua vida profissional.

Histórico de Notícias