Docentes do Curso de Medicina da USF realizam Curso Aperfeiçoamento Pedagógico

30/03/2022
Docentes do Curso de Medicina da USF realizam Curso Aperfeiçoamento Pedagógico

Dos dias 24 a 26 de março, ocorreu a primeira etapa presencial do Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas em Preceptoria da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), no Câmpus Bragança Paulista. Participam das atividades 40 docentes do Curso de Medicina da USF, Reitoria, Programa CHAVE e a presidente discente do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART).

O Curso organiza-se a partir dos princípios orientadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Saúde tendo como base uma Concepção Pedagógica Problematizadora e os princípios da Educação de Adultos. “O desenvolvimento da parceria com a ABEM reforça o compromisso da USF com o aprimoramento da educação médica, com o objetivo de atender às necessidades médicas do país. Neste ano de 2022, o curso de Medicina comemora 50 anos, como uma das mais tradicionais escolas médicas do Brasil”, ressaltou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.

O Curso desenvolvido pela ABEM ocorre desde 2012, em ambiente presencial e virtual de aprendizagem, com carga horária total de 180 horas, desenvolvidas em atividades presenciais (60 horas) e atividades de Ensino a Distância (120 horas). A previsão de término é em agosto de 2022. “Estamos muito felizes com a presença da equipe da ABEM em nossa Instituição para a realização dessa capacitação.  O Curso foi ofertado junto aos projetos de melhorias do curso de Medicina visando a qualidade do ensino dos nossos estudantes”, afirmou a coordenadora do Curso de Medicina, Giovana Colozza Mecatti.

O próximo encontro presencial será no mês de maio, com uma série de atividades de imersão. A parceria com a ABEM integra as ações de capacitação continuada do Programa CHAVE da Universidade. Além dos docentes, participaram das atividades a Coordenação de Curso e representantes da Reitoria da USF.