handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Biologia Celular e Molecular de Tumores


Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Titulo: Análise do Perfil Inflamatório e da expressão de genes em modelos de colite de exclusão de ratos.
Resumo: Colite de exclusão é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento de processo inflamatório crônico na mucosa de segmentos do intestino grosso desprovidos de trânsito intestinal. A enfermidade apresenta aspectos clínicos, endoscópicos e histológicos semelhantes às doenças inflamatórias intestinais sugerindo bases etiopatogênicas comuns. O surgimento da doença encontra-se relacionado à deficiência de ácidos graxos de cadeia curta na luz intestinal, que representam o principal substrato energético necessário ao metabolismo das células da mucosa cólica. O dano progressivo por interferir na expressão de genes relacionados ao controle do ciclo celular, é um dos fenômenos iniciais do desencadeamento do processo inflamatório, já sendo demonstrado sua correlação com desenvolvimento de displasias e neoplasias em portadores de doença inflamatória intestinal. Embora apresentem aspectos histológicos semelhantes, até a presente data não se estudou, experimentalmente, a correlação entre dano oxidativo do DNA e as alterações inflamatórias das células da mucosa cólica, em portadores de colite de exclusão. Da mesma forma, ainda não se encontra esclarecida a possibilidade do surgimento de displasias e neoplasias colorretais, em virtude da alteração da expressão de genes e proteínas reguladoras do ciclo celular decorrentes do dano oxidativo do DNA, em animais submetidos à colite de exclusão. O objetivo do presente estudo é verificar, experimentalmente, se existe interferência do tempo de exclusão do trânsito intestinal, no dano oxidativo do DNA, nas alterações histológicas e de expressão da proteína p53 no cólon de ratos submetidos à exclusão de transito intestinal.
Coordenador: Carlos Augusto Real Martinez
Contato: carlos.martinez@usf.edu.br

Título: Efeitos da Infecção por Helicobacter pylori no padraõ de metiliação e nas vias de sinalização
Resumo: O Helicobacter pylori parece ser responsável por desencadear uma progressão patológica na mucosa ástrica que pode evoluir para o câncer gástrico. A infecção causa uma resposta inflamatória que é seguida de um aumento na produção de citocinas. Durante o processo inflamatório espécies reativas de oxigênio e nitrogênio são geradas em resposta a mediadores próinflamatórios e produtos da parede celular bacteriana. Estes compostos reagem com o DNA e podem induzir alterações protéicas, danos a membrana celular, oxidação no DNA, quebras na fita do DNA, além de instabilidade cromossômica. Além disso, diversos estudos mostram que alterações no padrão de metilação do DNA são freqüentemente associadas à inflamação crônica, sugerindo que a infecção por H. pylori poderia contribuir na alteração destes padrões na carcinogênese gástrica. Sabese que quebras na fita DNA anteriormente mencionadas são lesões criticas a molécula e podem resultar na morte celular ou em uma grande variedade de alterações genéticas tais como deleções, perda de heterozigozidade, translocações e perda cromossômica, que são considerados marcadores do desenvolvimento de câncer. Para manter a fidedignidade do genoma as células eucarióticas possuem mecanismos cuja função na cascata de sinalização é reconhecer os danos ao DNA, parar o ciclo celular e ativam as vias de reparo ao DNA. Desse modo, pretende-se avaliar a influência da infecção por H. pylori no padrão de metilação de 82 genes e nas vias de sinalização de mecanismos de reparo ao DNA in vitro e in vivo.
Coordenação: Marcelo Lima Ribeiro
Contato: marcelo.ribeiro@usf.edu.br

Título: Relação entre Estresse Oxidativo e Classes Morfofunionais do Adenocarcioma Colorretal
Resumo: Atualmente a pesquisa procura estabelecer a relação entre fonte de produção de proteína tumoral, analisando distribuição e intensidade de imunoexpressão e o nível de antígenos séricos, relacionados à diferenciação celular do carcinoma colorretal. Avalia aspectos histológicos da célula neoplásica e alterações funcionais decorrentes do processo de carcinogênese, baseadas na capacidade de produção de antígeno e alterações na dinâmica secretória. Considera conjuntamente aspectos anatomopatológicos e funcionais na célula neoplásica, em classificação morfofuncional, contribuindo para o estabelecimento de dinâmicas teciduais semelhantes e avaliação fidedigna das evoluções distintas no câncer colorretal. As células epiteliais da mucosa do colo possuem características de epitélio colunar especializado, fazendo com que proteínas produzidas no seu interior tenham orientação de direção específicas. A aferição do conteúdo de proteínas celulares, resultado de sua capacidade de produção e excreção pela célula neoplásica, portanto sua dinâmica produtora, pode contribuir para o compreensão entre fonte de produção e antígenos séricos relacionados à neoplasia. A falência da manutenção de estabilidade funcional da célula neoplásica em seus estágios progressivos pode permitir a identificação de carcinomas de comportamento biológico distintos. Com o aprimoramento no seguimento e com o melhor entendimento dos eventos biológicos individualizados que governam a evolução dos doentes com carcinoma colorretal é possível surpreender, mais precocemente, recidivas, bem como identificar carcinomas com perda da orientação polarizada e da diferenciação celular, representantes do distúrbio morfofuncional, o que permitirá identificar neoplasias mais agressivas. O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar as alterações morfológicas e funcionais do câncer colorretal e determinar agrupamentos neoplásicos com evoluções semelhantes.
Coordenador: Denise Gonçalves Priolli
Contato: denise.priolli@usf.edu.br

Título: Identificação e caracterização de polimorfismos de nucleotídeos únicos em genes e microRNAs envolvidos com a tumorigênese

Resumo: Investiga a identificação de polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs) em genes e microRNAs envolvidos com as principais vias de sinalização oncogênica, incluindo o reparo do DNA e a via NF-kB, como fatores de risco na tumorigênese. Também, após a identificação de SNPs envolvidos com a suscetibilidade ao câncer, investiga a caracterização dos mesmos em linhagens celulares tumorais e amostras de tecidos tumorais de pacientes com câncer.
Coordenador: Manoela Marques Ortega
Contato: manoela.ortega@usf.edu.br

Título: Investigação do Potencial citotóxico/apoptótico de novos derivados de Flavonóides: estudos in vitro e in vivo

Resumo: Os flavonóides representam um dos grupos fenólicos mais importantes e diversificados entre os produtos de origem natural. Diversas atividades biológicas são atribuídas a essa classe de polifenóis, tais como atividade antitumoral, antioxidante, antiviral e antiinflamatória, o que lhe confere significativa importância farmacológica. No presente projeto, novos derivados de flavonóides obtidos a partir de reações de acilação (lipases) e desglicosilação (ramnosidases e glicosidases) da hesperidina, naringina e rutina e seus correspondentes estruturais aglicona serão avaliados em relação a: 1) atividade citotóxica in vitro utilizando linhagens de células tumorais (pulmão/NCI-H460; mama/MCF-7; ovário/OVCAR- 3; ovário resistente/NCI-ADR/Res; cólon/HT-29; próstata/PC-3; melanoma/UACC62; renal/786-0 e leucemia/K-562); 2) resposta terapêutica em modelo animal de adenocarcinomas em camundongos atímicos. As reações de biotransformação serão monitoradas por espectrometria de massas (ESI-MS). A avaliação da expressão de p53, ING2 e VEGF será realizada por imunoistoquímica quantificando a resposta apoptótica (p53), de proliferação celular (Ing2) e de angiogênese (VEGF). A ação terapêutica será avaliada por testes de citotoxicidade e citometria de fluxo. A proposta de trabalho tem por finalidade elucidar as características estruturais destes compostos e sua relação com a atividade antitumoral. A equipe da proposta reúne pesquisadores com experiência nas áreas de Farmacologia, Oncologia e Alimentos, assim como estudantes de pós-graduação e graduação. Os processos biotecnológicos propostos constituem relatos inéditos que poderão gerar novos compostos funcionais além de promover a ampliação do conhecimento sobre a relação estrutura/atividade destes compostos e sua ação em transplantes heterólogos de adenocarcinomas humanos in vivo.
Professora: Denise Gonçalves Priolli 
Contato: denise.priolli@usf.edu.br

Título: Investigação de perfil metabolômico associado ao câncer através da técnica de espectrometria de massas

Resumo: 
Neoplasias caracterizam-se pelo crescimento desordenado de células que, por multiplicarem-se rapidamente, tendem a ser muito agressivas, determinando a formação de tumores. O diagnóstico precoce e a determinação do tipo e subtipo do câncer impactam profundamente no prognóstico da doença. Além disso, dentro de um mesmo tipo, existem pacientes que respondem bem ao tratamento e outros pacientes que não respondem, ou respondem muito fracamente, apresentando uma característica de resistência. O desenvolvimento de ferramentas prognósticas é de extrema importância para caracterizar o paciente individualmente e personalizar seu tratamento com estratégias específicas visando maximizar a ação dos fármacos disponíveis. A produção de metabólitos ocasionada pela demanda das células tumorais resulta em uma assinatura característica, capaz de caracterizar a presença e até mesmo o comportamento do câncer. A espectrometria de massas (MS) é uma técnica bastante apropriada para a análise dos metabólitos em um nível global (metabolômica), por ser rápida, sensível e fornecer informações estruturais sobre as moléculas de interesse. Nesse projeto, propõe-se a caracterização de células (in vitro), tecidos e fluídos biológicos de pacientes com diferentes tipos de câncer, sensíveis e resistentes à diferentes terapias, utilizando um estudo metabolômico por espectrometria de massas.
Coordenador: Andreia de Melo Porcari 
Contato: andreia.porcari@usf.edu.br