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Iniciação Científica

Avaliação em Psicológica no Trabalho


Categoria
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia

AVALIAÇÃO ESTRESSE OCUPACIONAL: ESTUDO SOBRE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA E DE SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CONSTRUTOS

O estresse tem sido um fenômeno bastante estudado pela psicologia e áreas afins. No entanto, especialmente no Brasil, há poucos instrumentos desenvolvidos para sua medida. Especificamente no contexto do trabalho há grande interesse em compreender o quanto o estresse pode ser um elemento que interfere nas condições de vida e de rendimento de uma pessoa. Com o intuito de construir e estudar os parâmetros psicométricos de uma escala de avaliação da vulnerabilidade ao estresse no trabalho, este estudo foi proposto, buscando o estabelecimento de várias evidências de validade (conteúdo, estrutura interna dos itens, de relação com outras variáveis externas, entre outras). Também, propõe-se a identificar índices de precisão, bem como estabelecer normas para a população brasileira.

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE FENÔMENOS HUMANOS NO CONTEXTO DO TRABALHO

A identificação de problemas cognitivo-afetivo-emocionais existentes no âmbito das organizações, bem como de suas manifestações nos diversos contextos do trabalho tem preocupado pesquisadores de várias áreas e, em especial, os da psicologia. Considerando-se a importância de se compreender os vários fatores que podem estar relacionados com os comportamentos e a dinâmica relacional existentes nesse contexto, este projeto propõe-se a investigar alguns deles, a saber, estilos cognitivos e de aprendizagem, motivação, estratégias de aprendizagem, estresse ocupacional, burnout, auto-estima, agressividade, inteligência emocional, auto-eficácia, lócus de controle, estratégias de enfrentamento, variações de humor, inteligência, habilidades específicas, suporte social, perfis e competências laborais, desenvolvimento de carreira, entre outros.

 

 

Coordenador: Fabian Javier Marin Rueda
Contato: fabian.rueda@usf.edu.br
 

 


CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE TESTES PARA A AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO

A avaliação psicológica no contexto do trânsito tem, dentre seus objetivos, identificar os processos psicológicos que expliquem o comportamento no sistema trânsito, principalmente, aqueles passíveis de gerar acidentes. Ao lado disso, a legislação de trânsito brasileira estabelece que, entre outros construtos, a atenção é um processo cognitivo que deve ser avaliado em candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como também naqueles sujeitos que realizam atividade remunerada no contexto do trânsito, ou ainda, aqueles que solicitam a mudança de categoria da CNH. Assim, este estudo tem por objetivo a construção, validação e normatização de testes para avaliação da atenção, mais especificamente, a atenção concentrada, a atenção alternada e a atenção dividida. Durante o processo de construção serão verificadas evidências de validade relacionadas à estrutura interna dos instrumentos e evidências de validade pela relação com outras variáveis, mais especificamente, testes avaliando os construtos atenção, inteligência e memória.

 

 

 

 

Coordenador: Fabián Javier Marín Rueda
Contato: fabian.rueda@usf.edu.br