handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Edições Anteriores

Horizontes - Volume 22 | Número 01 | 2004

Revista Anual da Área de História da Universidade São Francisco

Volume 22 | Número 1 | Janeiro/Junho 2004
ISSN 0103-7706

Sumário
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Editorial
> Clique aqui para realizar o download do arquivo


Artigos

Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna
Mathematics teaching in XX century: From Francisco Campos Reform to Modern Mathematics
Flávia dos Santos Soares, Bruno Alves Dassie e José Lourenço da Rocha (Puc-Rio)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Educação matemática e fruição da arte: uma análise da cultura dos azulejos portugueses em suas viagens nos tempos coloniais
Mathematics education and the fruition of art: Analyzing the culture of portuguese tiles in their travels during colonial times
Gelsa Knijnik e Fernanda Wanderer (Unisinos)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Um estudo etnomatemático das esteiras (pop) sagradas dos maias
Pop: An ethnomathematical study of sacred Mayan mats
Milton Rosa (Encina High School)
Daniel Clark Orey (Universidade da Califórnia)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Reflexões sobre o processo de pesquisa em etnomatemática: análise de uma experiência em contexto urbano
Reflecting about research process in ethnomathematics: Analysing an experience in urban context
Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato (Universidade Federal Fluminense)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Números racionais: aspectos conceituais, o papel da linguagem e dos materiais manipulativos
Rational numbers: Conceptual aspects, the role of language and of manipulative aids
NEPEM (Universidade São Francisco)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Trigonometria: dificuldades dos professores de matemática do ensino fundamental
Trigonometry: Difficulties encountered by elementary school mathematics teachers
Arlete de Jesus Brito
Bernadete Barbosa Morey (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Contribuição crítica à discussão acerca da participação da história e da epistemologia da matemática na investigação em educação matemática
Critical contribution to discussion about the participation of history and epistemology of mathematics in investigation on mathematical education
Antonio Miguel (Universidade Estadual de Campinas)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Resenha
Análise histórica de livros de matemática: notas de aula
Paulo Henrique Trentin (Faculdade de São Bernardo do Campo)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo

Relação das dissertações defendidas na linha de pesquisa “Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade
São Francisco, Itatiba/SP

> Clique aqui para realizar o download do arquivo