Anjos em Ação
No dia 19 de abril foi realizada, no campus Bragança Paulista, a palestra Espiritualidade Franciscana, ministrada pelo diretor vice-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz, frei Vitório Mazzuco.
O frade falou sobre a fé e a espiritualidade franciscana: “Falar de espiritualidade franciscana é falar de um caminho de realização humana. Espiritualidade não é doutrina ou dogma, é um caminho que tem que ser feito. Dogma ou doutrina é o que os outros dizem e isso é crença. Fé é um caminho que vocês têm que fazer”.
Na ocasião, também foi realizada a entrega simbólica das doações arrecadadas pelos participantes do Projeto de Extensão Comunitária Anjos em Ação. Mais de 1.400 itens de higiene pessoal foram arrecadados, além de 652 quilos de alimentos, 250 litros de leite e 21 metros de cabelo, que servem para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer, e muitas roupas. Os donativos foram destinados às entidades Vila São Francisco de Paulo, Casa do Caminho e Associação Bragantina de Combate ao Câncer.
Projeto Anjos em Ação
O Projeto Anjos em Ação, assim como outras ações sociais já promovidas no campus, foi inicialmente idealizado pela coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Suzana Aparecida Gonçalves Pádua Lima.
As primeiras iniciativas foram realizadas na disciplina Mecanismos de Estudos Sistêmicos, aplicada aos alunos dos cursos de Tecnologia da instituição. No entanto, o que começou com ações pontuais, passou a envolver um número cada vez maior de voluntários, culminando, assim, no Projeto de Extensão Comunitária Anjos em Ação. Neste ano, a atividade teve cerca de mil beneficiados, entre crianças, adultos e idosos, aproximadamente 300 pessoas em situação de rua e quase 200 animais acolhidos por instituições beneficentes.
Oração pela Paz
O Dia Mundial de Oração pela Paz foi criado pelo Papa João Paulo II,
em 1986, quando em Assis, na Itália, reuniu-se com líderes de várias religiões para um Encontro de Diálogo e Paz. Em continuidade a esse trabalho, o Papa Francisco, no dia 20 de setembro deste ano, esteve junto de outras lideranças rezando pela Paz e pediu para que essa prática se replicasse pelo mundo.
Assim, a USF realizou momentos de oração em todos os seus campi, envolvendo cerca de 800 participantes. A iniciativa promoveu um grande momento de diálogo com a presença de representantes de diferentes religiões.
Ano Santo da Misericórdia na USF
Toda a comunidade universitária foi convidada a atravessar a Porta da Misericórdia, isto é, dar passos para um real amor a Deus, ao próximo e para consigo mesmo. Assim, a Pastoral Universitária da USF propiciou uma celebração que levasse à uma grande prática. Com a Confessio, uma celebração ritual inspirada na Igreja Primitiva, permitiu-se que coordenadores, diretores, funcionários e estudantes examinassem a qualidade de sua vida, fizessem o elogio das virtudes e passassem pelo rito purificatório da água e do fogo, recebendo a absolvição individual e o perdão. Foram momentos de muita emoção, unção, concentração e fé.
A misericórdia é o eixo central da ação de Deus para com o ser humano. É o momento de se tirar de alguma dificuldade e se trazer de volta à felicidade. A misericórdia comporta um grande amor que passa pela presença, aproximação, ternura, piedade, clemência, bondade e graça, que sempre aparecem quando mais precisa o limite humano; e o amor de Deus é revestido dessa misericórdia.
Dessa forma, o Ano Santo da Misericórdia na USF foi celebrado, vivenciado e visto como um momento iluminador das práticas humanas.