“A USF, como agente de formação humana, investe potencialmente na qualidade da sua educação, inovando a cada dia seu método de ensino, com isso formando profissionais capazes de contribuir com a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Para a concretização da formação acadêmica, a instituição oferece, além de bolsas de estudo, uma série de serviços gratuitos à população, de forma a promover e incentivar a multiplicação do bem ao próximo, a exemplo das atividades desenvolvidas por meio de seus alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia junto aos asilos, hospitais e postos de saúde. A instituição também dispõe de uma parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas, além de prestar serviços por meio do Núcleo de Apoio Jurídico à Comunidade, que abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Poder Judiciário, entre outros.”
Valdete Aparecida de Oliveira Lima, advogada. Funcionária há 23 anos da Universidade São Francisco
“Em seus 40 anos de atuação, a USF tem dado numerosos exemplos de respeito e valorização da pessoa humana. Isso se faz no trato interpessoal cotidiano, mas também nas opções pedagógicas, administrativas e até mesmo em suas ações estratégicas. Nas comunidades em que se insere, nas diferentes áreas em que atua, guiando-se pelos valores franciscanos e lutando com suas limitações, a USF tem dado exemplo constante de trabalho sério e competente, de respeito ao estudante e a todos os seus funcionários, exemplos esses de coragem e persistência em suas decisões maiores, e de cuidado e de justiça no trato administrativo. São ações silenciosas em sua maioria, raramente divulgadas e pouco reconhecidas. Mas à semelhança de sementes plantadas com esperança e cuidadas com empenho sempre produzem bons frutos.”
Paulo Moacir Godoy Pozzebon, professor. Funcionário há 30 anos da Universidade São Francisco
A USF participou da Campanha Maio Amarelo, que visa a conscientizar cidadãos para a prevenção de acidentes no trânsito. Os alunos do curso de Medicina, da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Doutor Mário Mantovani, realizaram palestras e orientações a aproximadamente 350 funcionários de todos os campi da instituição com informações, tarefas educativas e treinamento em primeiros socorros.
No campus Campinas, unidade Swift, a atividade se estendeu com uma mesa-redonda promovida em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A. A iniciativa tratou sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, envolvendo o curso de Arquitetura, beneficiando cerca de 200 pessoas.
Há 11 anos o curso de Odontologia promove o Projeto Odontologia Cidadã, que tem o intuito de educar e conscientizar a população de Bragança Paulista sobre a importância da manutenção da saúde bucal, com o apoio de alunos e professores em parceria com a Secretaria de Saúde do município, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) – Regional Bragança Paulista e Central, além de empresas comerciais, como a Colgate.
Os atendimentos foram realizados em uma unidade móvel no centro da cidade, onde foram prestadas orientações e realizados exames em pacientes de diversas idades. A ação também se estendeu às escolas municipais contemplando o atendimento a 910 crianças que receberam kits de escovação dental.
O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, não passou em branco na USF. Os alunos do curso de Farmácia concentraram seus esforços em uma campanha em prol do Hemocentro do Hospital Universitário São Francisco.
A iniciativa buscou conscientizar sobre a importância e a necessidade desse gesto voluntário que salva vidas. Para essa ação foram distribuídos fôlderes explicativos à comunidade acadêmica contendo informações sobre quem pode doar, quantas doações são permitidas por ano, riscos e cuidados necessários.
A ação Cuidar Faz Bem já faz parte do calendário acadêmico da USF. Anualmente a inciativa perpassa os muros da universidade e oferece à população informações referentes a aspectos da saúde e da cidadania.
Neste ano, a atividade foi realizada nos dias 1.° e 2 de junho no campus Campinas, unidade Swift, e beneficiou mais de 500 pessoas. Os alunos do 1.° semestre do curso de Farmácia foram divididos em grupos e ficaram responsáveis por montar espaços que pudessem atender a população e esclarecer dúvidas. Foram abordados assuntos como dengue, H1N1, diabetes, câncer de mama, câncer de próstata, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis. Também foram feitas aferições de pressão arterial, avaliações do Índice de Massa Corporal e testes de glicemia.
O termo “humanizar” tem sido continuamente usado na comunidade clínica para novos tratamentos. É preciso pensar formas de acolher os pacientes olhando além das suas patologias.
Com essa visão, a USF promoveu no dia 9 de maio a Semana Municipal de Conscientização sobre Lúpus, no campus Bragança Paulista. O evento teve como tema central A Assistência Integral ao Portador de Lúpus, em que foram apresentadas as particularidades da doença e a necessidade de fortalecer a acolhida do paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde.
A iniciativa foi aberta a toda comunidade e reuniu cerca de 130 participantes.
No segundo semestre deste ano, a USF propôs uma série de atividades a fim de comemorar seus 40 anos de presença franciscana. Assim, teve início o Festival Cultura da Paz em todos os campi com a realização de palestras, apresentações, debates e serviços em prol da comunidade.
As atividades do festival refletiram a trajetória desses 40 anos da USF, sempre em consonância com a missão e os valores franciscanos. “O Festival Cultura da Paz teve a preocupação e o objetivo de dialogar com diferentes segmentos sociais e com a própria universidade, acolhendo temáticas e iniciativas plurais que extrapolaram aquelas afeitas ao universo acadêmico, o que nos propiciou uma gama diversificada de atividades que aconteceram ao longo do semestre nos campi da USF e em diferentes lugares das cidades nos quais estamos presentes”, afirmou o diretor-presidente da CNSP-ASF, idealizador do festival, frei Thiago Alexandre Hayakawa.
Cerca de 670 pessoas participaram do XI Passeio Ciclístico da Primavera, em Itatiba, realizado no mês de novembro. As atividades foram realizadas em parceria com a prefeitura e contou com o apoio do Jornal de Itatiba e Rádio CRN.
O Circuito Saúde contou com a participação de alunos e docentes do curso de Farmácia que realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do Índice de Massa Corporal, esclarecimento de dúvidas sobre dengue, tabagismo e outras doenças. Os participantes puderam ainda participar do sorteio de brindes.
Em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, celebrado no dia 4 de outubro, a universidade promoveu a Bênção dos Animais. Durante o evento, o grupo Amor de Bicho realizou a doação de animais em situação de rua, explicando a importância da adoção consciente.
No mesmo dia, os alunos dos cursos de Farmácia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina promoveram um circuito de prestação de serviços em saúde. Os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre dengue, H1N1, diabetes, câncer de mama, câncer de próstata, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis, além de realizarem aferição da pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal e teste de glicemia. Também esteve disponível um consultório odontológico móvel e sessões de quick massage.
Todas as atividades foram gratuitas e atingiram um público de aproximadamente 5.400 pessoas.
A Universidade São Francisco realizou, no dia 22 de agosto, no campus Bragança Paulista, uma roda de conversa com o tema 10 Anos da Lei Maria da Penha: Desafios e Propostas.
O evento foi gratuito e reuniu alunos do curso de Medicina, Direito, Enfermagem e também o público externo. Durante a atividade foi exibido o filme As Sufragistas, que retrata a violência da sociedade contra as mulheres que lutavam pelo direito ao voto, no início do século XX na Inglaterra. Com base na exibição foi conduzido o debate sobre as formas de violência que ainda ocorrem contra as mulheres nos dias atuais.