Menu

Relatório de
Sustentabilidade
2016



Mensagem do Reitor

A escolha do tema Educando para a Paz – Formando Multiplicadores do Bem, para nortear o Relatório de Sustentabilidade da Universidade São Francisco em 2016 – ano em que se comemora a marca dos 40 anos de presença franciscana nesta Instituição de Ensino Superior –, nos motiva a uma reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e os planos futuros.

A USF é reconhecida como instituição comunitária e confessional, firmada no cenário educacional por sua identidade franciscana, tornando acessível às comunidades das regiões em que seus campi estão estabelecidos uma educação superior de qualidade. Além disso, por meio das dezenas de cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, em especial por meio do Núcleo de Extensão Universitária, presta serviços de elevada qualidade, em diálogo constante com a comunidade, em parcerias inovadoras com o poder público, empresas e entidades representativas da sociedade civil.

Joel Alves de Sousa Júnior

Nossa história

Pode-se dizer que a história da Casa de Nossa Senhora da Paz − Ação Social Franciscana teve início em 1182 com o nascimento de Francisco de Assis. Ele, filho de um rico comerciante de tecidos, deixou de lado seus bens por amor ao próximo, tornando-se a fonte inspiradora dos ideais franciscanos.
Mas é em 1945 que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores, funda oficialmente a CNSP-ASF, para proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro.
Três anos depois, a CNSP-ASF é reconhecida como instituição de utilidade pública, sendo, em 1965, certificada como entidade beneficente de assistência social.
No ano de 1976, a sede da CNSP-ASF é transferida para Bragança Paulista, em São Paulo, passando a assumir a gestão do então Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina. É a partir desse momento que a instituição consolida seu trabalho com Ensino Superior, propiciando que, em 1985, as Faculdades Franciscanas, por meio de uma portaria ministerial, passassem a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).

Campi e Cursos


Diálogo com as partes interessadas



Continuamente, a USF reforça seu compromisso de atuar de forma engajada e transparente com todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para sua atuação. Por meio de ações verbais, tecnológicas e sociais, a USF desenvolve e revisa meios que possam garantir uma relação de comunicação e confiança com o seu público.