logo capes
logo pós-graduação psicologia
 

Equipamento Multiusuário



(1) Equipamento: Centrífuga Refrigerada de Alta Performance

Por meio de um financiamento pela FAPESP, o Programa adquiriu uma Centrífuga Refrigerada de Alta Performance, equipamento fundamental na rotina de análises e em procedimentos de separação de células. Com esse equipamento é possível, por exemplo, separar células a partir de suspensões celulares heterogêneas, além de atender a diversos protocolos experimentais que demandam centrifugações em alta velocidade.

Descrição do Equipamento:

  • Marca: Beckman Modelo Avanti j-30 i, com sistema para elutriação.
  • Velocidade: máxima: 30.000 rpm (110.500g). 
  • Rotores: Rotor de titânio de ângulo fixo marca Beckman, Modelo JA 30.50ti, com tampa de biossegurança; e Rotor J6 – 6B para elutriação. 
  • Câmaras: Padrão e de Sanderson.
  • Bomba: Peristáltica digital MASTERFLEX.

 
(2) Equipamento: Cromatógrafo líquido de ultra performance acoplado a espectrômetro de massas de alta resolução (UPLC-MS)
 
O equipamento foi adquirido com recursos obtidos pela FINEP (chamada MCT/FINEP/CT-infra – pro-infra 02/2014, referência 0028/16) e pode ser usado para análises de espectrometria de massas de alta resolução, precedidas ou não de separação por cromatografia líquida.
 
Descrição do Equipamento:

  • Cromatógrafo Líquido: UPLC Acquity H-Class (Waters).
  • Espectrômetro de Massas: Xevo G2-XS QTOF.
  • Infra-estrutura complementar: Sala com temperatura controlada, fonte de alimentação, computador/monitor, bancada de apoio, rede elétrica estabilizada por no-break de 10 kVa.
  • Softwares de operação: Mass Lynx (Waters).

 
Plano de Gestão dos Equipamentos:

Os equipamentos estão disponíveis para uso de docentes e pesquisadores da USF e também de outras Instituições de Ensino Superior (IES), seguindo o Plano de Normatização e Compartilhamento de Uso do Equipamento.
Para agendamento, os interessados devem enviar para o e-mail do Escritório de Apoio Institucional à Pesquisa e a Inovação – EAPI, as informações solicitadas abaixo:  

  • Sobre usuário: Currículo Lattes ou link; documento que descreva a experiência prévia de manuseio de equipamentos similares e com informações para contato.
  • Sobre o Protocolo Experimental: Descrição detalhada do protocolo experimental que envolve a utilização do equipamento, contendo dados sobre o tipo de amostra utilizada e critérios de biossegurança, se necessários.

A partir do envio dessas informações, a responsável pelo equipamento, poderá solicitar dados adicionais que julgar pertinente e irá avaliar a compatibilidade da solicitação em relação à natureza das amostras, número de amostras, solubilidade, estabilidade química, bem como a data solicitada para análise das mesmas. Em um prazo máximo de 15 dias após o envio dos documentos adicionais ou do pedido inicial, será emitido parecer de viabilidade de uso do equipamento, bem como, contato com o interessado para agendamento de data e horário.

 A cobrança de eventuais taxas de serviços poderá ser feita sendo que taxas diferenciadas para as solicitações provenientes de fora da área acadêmica e externos à USF podem ser aplicadas. As despesas de manutenção serão cobertas com as taxas de serviço, mas poderão também ser rateadas de forma proporcional ao uso entre os projetos associados e complementares, conforme decisão do comitê gestor.

As solicitações de agendamento poderão ser realizadas pelo e-mail: eapi@usf.edu.br ou pelo telefone: (11) 2454-8104.