Na filosofia, muitos pensadores possuem teorias acerca do caráter do homem. Enquanto para alguns o homem é um indivíduo egoísta e mau por natureza, como afirma Thomas Hobbes, para outros, a exemplo de Jean-Jacques Rousseau, o homem é um ser de natureza boa, que se torna mau devido aos problemas gerados pelo convívio em sociedade.
Esses pensamentos filosóficos podem apresentar divergências quanto ao caráter do indivíduo, no entanto convergem no que diz respeito ao fato de a sociedade ser capaz de transformá-los.
A vida social, realmente, apresenta inúmeros encontros e desencontros aos seres humanos, de modo que cada um acaba agindo de forma diferente diante dos obstáculos. É claro que cada indivíduo é dotado de características únicas, com ideais e limitações diferentes, mas se cada um preferir fechar-se em seu "casulo", pensando e agindo de forma singular, os problemas que ameaçam a sociedade não serão solucionados. Em um conflito familiar, por exemplo, certamente a melhor forma de resolver as diferenças não é quando todos os integrantes da família optam pelo isolamento, mas, sim, quando trabalham juntos, visando a um objetivo em comum.
O pensamento sistêmico, utilizado na teoria geral da administração e que faz parte do dia a dia de corporações do mundo todo, apresenta a necessidade de analisar um sistema como um todo, compreendendo que seus componentes e recursos, humanos e materiais, são integrantes e fazem a diferença no todo.
Da mesma forma, esse pensamento deve ser incorporado à vida em sociedade, onde cada integrante, com seus conhecimentos e vivências pessoais, possa cooperar na busca de soluções conjuntas para os problemas sociais. Isso também é sustentabilidade: o conhecimento individual sendo levado para o conjunto a fim de se obter benefícios duradouros para a sociedade em geral, no que diz respeito ao presente, mas, também, visando ao futuro das próximas gerações. Quando interiorizarmos esse conceito, estaremos pensando sistematicamente, buscando um futuro melhor, mais próspero e uno, cujo retorno terá como objetivo o bem de todos.