Dimensão - Social

Pequenas Iniciativas Resultam em Grandes Mudanças

Pequenas Iniciativas Resultam em Grandes Mudanças

O engajamento em atividades comunitárias enobrece aqueles que despendem um pouco de seu tempo em favor do outro, porém, mais do que isso, tal atitude modifica realidades sociais e oferece novos rumos à vida de pessoas que se veem ajudadas pela boa vontade fraterna. Na Universidade São Francisco, os jovens são estimulados ao engajamento em atividades que promovam uma mudança positiva na realidade social. Com esse propósito, surgiu o Projeto Cuidar Faz Bem, uma feira itinerante que estimula a educação ambiental e sensibiliza as pessoas para a prevenção de doenças crônicas.

Pequenas Iniciativas que Resultam em Grandes MudançasA atividade surgiu em 2011 com a união dos cursos de graduação em Farmácia e em Engenharia Ambiental e Sanitária e dos cursos de pós-graduação lato sensu em Farmacologia Clínica e em Psicopedagogia. Contudo, a motivação de sua criação ocorreu um ano antes, durante a apresentação de trabalhos na V Jornada Científica e Tecnológica do campus Campinas.

Desde então, o projeto atua na área da saúde com a medição de parâmetros fisiológicos (glicemia, pressão arterial e índice de massa corporal), orientação sobre os perigos das doenças crônicas, além de campanhas antitabagismo, sobre automedicação e prevenção de doenças contagiosas. Já sobre as questões ambientais, o projeto disponibiliza orientações sobre a preservação do meio ambiente, o consumo de água, a redução da poluição, além de realização de oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais orgânicos e plásticos. Tudo isso com o engajamento de alunos e a coordenação de dez docentes.

Ao todo, o Cuidar Faz Bem já realizou cerca de 7 400 atendimentos, em 15 eventos na região metropolitana de Campinas-SP, beneficiando um público bastante diverso,
entre crianças, jovens, adultos e idosos, das mais variadas classes sociais. Mas não há dúvidas de que o envolvimento dos alunos nas atividades constitui uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, como ressalta a professora Márcia Aparecida Antônio, uma das coordenadoras do projeto: “Por meio das ações desenvolvidas, é possível contextualizar os temas discutidos em sala de aula, integrando todos os conteúdos estudados e desenvolvendo no aluno competências e habilidades para sua atuação profissional, tornando-o protagonista do seu próprio saber”.

Assim, o Cuidar Faz Bem contribui para a sensibilização e a conscientização da população sobre os aspectos da saúde e da cidadania à luz da missão e da visão da USF, consolidando-se como uma atividade que instiga a visão crítica do aluno e desperta a veia humanitária desses futuros profissionais.