logo capes
logo pós-graduação psicologia

Professor do PPGSS Ciências da Saúde da USF apresenta sua pesquisa na Universidade da Carolina do Sul (EUA)

No mês de abril, o Prof. Dr. Fabiano Calmasini, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), apresentou seu projeto de pesquisa na Série de Seminários do Centro de Pesquisa Translacional Cardiovascular da Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos

O projeto em questão tenta desvendar novos mecanismos pelo qual a obesidade leva a problemas urinários e doenças da próstata, em especial da hiperplasia prostática benigna (HPB) e hiperatividade de bexiga. A proposta envolve um processo conhecido como autofagia, um mecanismo que contribui para o correto funcionamento celular em nosso organismo, limpando e reciclando as células contra proteínas danificadas e compostos tóxicos. Em situações como a obesidade, esse processo de autofagia pode estar funcionando de forma reduzida, contribuindo para a instalação de doenças no trato geniturinário inferior. “Caso a hipótese do projeto seja confirmada, fármacos que atuem induzindo o processo de autofagia podem ser futuramente utilizados para o tratamento das disfunções urinárias e prostáticas”, comenta o Prof. Fabiano.

O projeto conduzido na USF “A autofagia e a senescência celular na disfunção miccional e hiperplasia prostática benigna na obesidade” conta com o Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores - da FAPESP.

> Ver mais notícias