Mensagem do Reitor
Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar


A ideia de sustentabilidade tem uma trajetória tão relevante quanto nova. O conceito surgiu no início dos anos de 1980, exprimindo a necessidade de encontrar formas de aproveitar os recursos naturais sem exauri-los ou comprometer a possibilidade de satisfação de necessidades futuras. No início, a ideia de sustentabilidade ganhou ênfase nitidamente ambiental, devido à visão até então restrita da problemática ecológica. Mas rapidamente foi adotada e ampliada para outros domínios, tornando-se um conceito sistêmico. Hoje, só se pode pensar a sustentabilidade em uma perspectiva multidimensional; deve ser, simultaneamente: ambiental, econômica, social e cultural. Tem também uma dimensão ético-política, representando um compromisso com a qualidade de vida e a possibilidade de desenvolvimento das gerações futuras.

Transformada em valor unânime no imaginário social e em importante argumento no debate político, a ideia de sustentabilidade ainda não alcançou completa elaboração. Nesse contexto, cabe às universidades a tarefa indispensável de promover o aprofundamento científico e a plena viabilização técnica dessa ideia. Somente por meio de amplas pesquisas nas áreas das ciências naturais, sociais e humanas, articuladas entre si e com o desenvolvimento de tecnologias específicas, além do debate rigoroso e continuado, é que chegaremos a uma concepção desenvolvida e amadurecida de sustentabilidade, sendo capaz de orientar práticas consistentes e elaborar planejamentos de alcance estratégico, a longo prazo.

Dessa forma, a busca da sustentabilidade representa para as universidades um grande desafio, e a USF não permanece alheia a ele. Inspirada pelo pensamento franciscano, há mais de uma década ampara e dissemina projetos, envolvendo alunos, professores, pesquisadores, funcionários e comunidade. Práticas como coleta seletiva, reaproveitamento de papel, redução de consumo de água e luz, palestras e cursos de extensão são ações contínuas e valorizadas.

Entretanto, a magnitude do desafio exige mais que as atuais práticas setorizadas. Por isso, a USF começa a lançar-se em um projeto de aprofundamento e integração das ações em estratégias de mais amplo escopo. Formação científica e profissional, humana e cidadã, educação ambiental, educação para os direitos humanos e para a valorização da diversidade étnica e cultural, educação econômico-financeira e empreendedora, educação para a saúde e a própria organização do campus e do trabalho na universidade devem se inter-relacionar de modo a responderem de forma integral e potencializada ao desafio da sustentabilidade. Assim, inspirada nos valores franciscanos e em sua tradição educativa, a USF caminha para novos horizontes da educação superior e da vida universitária.


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