• Início
  • Introdução
  • Perfil USF
  • Dimensão - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Dimensão - Institucional
  • Dimensão - Social
  • Colégio - Bom Jesus Santo Antônio do Pari

Perfil USF

  • Introdução
  • Missão e Visão
  • Mensagem do Presidente da
    CNSP-ASF
  • Mensagem do Reitor
  • Unidades que Compõem a Casa de Nossa Senhora da Paz — Ação Social Franciscana (CNSP-ASF)
  • Sistema de Gestão
  • Histórico da CNSP-ASF
  • Histórico da Universidade São Francisco
  • Campi e Cursos
  • Diálogo com as Partes Interessadas
  • Comunicação, Marketing e Relacionamento

Comunicação, Marketing e Relacionamento

Comunicação, marketing e relacionamento

A USF reconhece a importância da clareza no seu processo de comunicação interno e externo. Assim, preocupa-se em garantir que o fluxo de informações chegue aos seus funcionários, favoreça a articulação entre os alunos e a instituição e mantenha a transparência em suas ações com a comunidade.

Para tanto, conta com equipes de profissionais especializados, que atuam com diferentes ferramentas, permitindo que o marketing, a comunicação e o relacionamento sejam ativos na articulação entre todas as áreas da universidade.

Comunicação e Marketing

Site Institucional

O portal institucional (www.usf.edu.br) utiliza a web na divulgação e prestação de serviço às comunidades acadêmica e externa.

Hot Sites

São direcionados a campanhas institucionais específicas.

Mídias Sociais

Os perfis oficiais da USF nas redes sociais permitem aos alunos, seguidores e demais interessados a cultura de divulgar, trocar informações e debater ideias. Atualmente, tornou-se um dos canais mais eficientes de contato com os alunos, além de permitir que a instituição receba feedbacks imediatos para a tomada de decisões e resolução rápida de problemas em conjunto com a ouvidoria e tutoria.

Campanhas de Marketing Digital

Têm o objetivo de divulgar os serviços e a marca da instituição, por meio de campanhas estratégicas de marketing digital e publicidade em canais on-line e redes sociais.

Assessoria de Imprensa

Utilizando a mídia impressa, radiofônica, televisiva e on-line, a Assessoria de Imprensa é uma das ferramentas essenciais nas mediações da instituição com o público externo e a opinião pública.

Publicidade

Abrange diversos meios, como TV e Cinema, spot de rádio, anúncio de jornal e revista, outdoor, internet, busdoor, mídia indoor, merchandising e ações promocionais com o objetivo de divulgar os cursos de graduação e pós-graduação da universidade e, esporadicamente, temas institucionais. Os veículos de comunicação são definidos previamente em épocas de campanhas publicitárias da instituição ou em ocasiões excepcionais em que haja necessidade de uma comunicação específica. Leva-se em consideração, no momento da escolha, o público-alvo, a abrangência e a credibilidade do veículo.

E-mail Marketing

É direcionado a divulgações de campanhas institucionais, como vestibular, pós-graduação, extensão, entre outras.

Revista USF Express

Trata-se de uma publicação institucional impressa. É veiculada três vezes ao ano e voltada à comunidade interna e externa, abrangendo os quatro campi. As edições também são disponibilizadas no site da USF.

SMS

Meio pelo qual são enviados comunicados institucionais aos alunos e prospects da instituição via celular.

Ações de Marketing Direto

Busca atingir o público de forma específica e direta com ações promocionais, eventos em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros.

Relatório de Sustentabilidade

Publicação anual, produzida voluntariamente, que visa a dar maior transparência às atividades realizadas, além de ampliar o diálogo da instituição com suas partes interessadas.

Quadro de Avisos Institucionais

São instalados em locais estratégicos, onde há significativa circulação de alunos, docentes e funcionários.

Intranet

Trata-se de um canal oficial de comunicação entre a USF e seus funcionários que, além de divulgar notícias e comunicados, oferece outros serviços que contribuem no dia a dia de trabalho.

Comunicados Eletrônicos

Meio de comunicação on-line, via e-mail, com o objetivo de transmitir informações institucionais entre a universidade e os funcionários.

Relacionamento

Central de Atendimento

Canal de atendimento presencial entre a comunidade universitária e os diversos setores da USF, responsável pelo gerenciamento e pela execução de serviços administrativos.

Call Center

Central telefônica responsável pelo relacionamento com os prospects e a comunidade. Também realiza campanhas para os processos seletivos da instituição.

Ouvidoria

É um espaço que garante a participação efetiva da sociedade. Por meio de sugestões, críticas, opiniões, reclamações, denúncias e elogios, é uma via ágil para solução de problemas, contribuindo para a constante retroalimentação de informações, essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento de sua credibilidade.

Fale Conosco

Por meio eletrônico, no site institucional, a USF oferece atendimento de informações e solicitações.

Comunicação, marketing e relacionamento Comunicação, marketing e relacionamento

Tutoria

Unidade responsável por receber, registrar, responder e conduzir internamente as manifestações dos alunos, com o intuito de aprimorar os serviços prestados pela universidade. Cada um dos campi possui um tutor para o atendimento aos estudantes, o que é feito por meio de contato telefônico, e-mail, caixa de sugestões ou pessoalmente.

Instrutoria e Monitoria

Com orientação dos professores, os alunos instrutores e monitores atuam como facilitadores nas diversas disciplinas dos cursos de graduação. Auxiliam os colegas durante as aulas, em atividade extraclasse, prestam apoio às atividades práticas ou de campo planejadas pelos docentes, colaboram no preparo de exercícios, na realização de seminários e também atendem dúvidas pontuais dos alunos em horários predefinidos, por meio de agendamento, em grupo ou individualmente.

Central de Serviços

Canal de atendimento telefônico mais ágil entre a comunidade universitária e a USF, sendo responsável pelo gerenciamento e pela execução de serviços administrativos.

PABX

Central telefônica que gerencia e distribui as ligações receptivas externas e internas.

Relacionamento com Escolas e Colégios da Comunidade

Canal exclusivo para oferecer esclarecimento de dúvidas, solicitação sobre cursos e mercado de trabalho, visita orientada aos campi, entre outras atividades.

Aluno On-line

Ambiente restrito de comunicação entre a universidade e os alunos.

Docente On-line

Ambiente restrito de comunicação entre a universidade e os professores.

USF | Universidade São Francisco
  • Agradecimento
  • Organizadores
  • Download

Copyright © Universidade São Francisco - 2014