handtalk

Eventos

Largo Santa Cruz

Largo Santa Cruz

Data: 08/11/2016

Local:

Praça: Largo Santa Cruz (Atualmente praça XV de Novembro – desde 1989)

Local: Entre as ruas Major Solon, Santa Cruz e José Vilagelin Júnior, no bairro Cambuí – Campinas – SP
Construção: Data Indefinida.

Reformas: Passou por revitalização em 2008.

Descrição: A origem do Largo Santa Cruz se confunde com a de Campinas, nascendo em um dos três campinhos que deram origem à cidade.

Ainda na época dos bandeirantes, foi instalado um “pouso real”, conhecido por pouso de Santa Cruz, que fornecia abrigo e serviços aos viajantes daquele tempo. Com o desenvolvimento industrial, o pouso foi demolido, em 1868, dando lugar às fábricas e às oficinas que se instalariam na área. O Largo Santa Cruz foi o local que abrigou as primeiras indústrias na cidade de Campinas.

Acredita-se que a capela de Santa Cruz, localizada na praça, seja a primeira capela de Campinas, já existindo no local desde o início do século XVIII, sendo assim considerado um dos edifícios mais antigos da cidade. É apontada como um raro exemplar da arquitetura de transição do estilo colonial para o neoclássico. Desde 1871, a padroeira da capela é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Além da capela, encontra-se na praça o Monumento aos Heróis da Laguna, homenagem da cidade aos cerca de 1700 soldados que passaram por ali no ano de 1865, em direção à guerra do Paraguai. Uma pedra marca o exato local onde eles armaram acampamento.
Outro acontecimento que recebe menção na praça é o enforcamento e o esquartejamento, em 1834, do escravo Elesbão, acusado de matar seu dono, Capitão Luiz José de Oliveira. O fato foi tão marcante que o Largo Santa Cruz se tornou conhecido, por um tempo, pelo nome de Largo da Forca.
Com a proclamação da república, em 1889, a câmara dos vereadores, na sua maioria composta por republicanos, alterou o nome da praça para praça XV de Novembro.
 
Fontes:
http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/santacruz.html http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/cultura/paratodos/folhetos/paratodos02.pdf
http://conhecer-campinas.blogspot.com.br/2011/04/cap3-largo-de-santa-cruz.html

Grupo:
Nome: Diego Ribeiro de Mello 
Nome: Guilherme de Almeida Ferreira
Nome: Hiessa Gabriela Cavazzotti Ferreira 
Nome: Hugo Miranda de Araujo 
Nome: Igor Silva Penha 
Nome: Maisa Stein Miranda da Silva 
Nome: Thais Cristina Rodrigues Andrade 



Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*