handtalk

Eventos

Bento Quirino (Largo do Carmo)

Bento Quirino (Largo do Carmo)

Data: 08/11/2016

Local:

Praça: Bento Quirino (Largo do Carmo)

Local: Entre as ruas Barreto Leme, Sacramento, Barão de Jaguará e a Av. Benjamin Constant.

Construção: 14 de julho de 1774

Reformas: 1904 – Delimitação do solo e entorno
1905 – Reurbanização
1916 – Resolução 509 autoriza reforma da praça
2003 – Restauração da praça e dos monumentos

Descrição:
A praça Largo do Carmo, batizada em 1889 pelo nome que hoje é conhecida, Bento Quirino, - um líder republicano muito importante além de empresário e digno de muitos prêmios e reconhecimento. - foi o ponto de origem para Campinas onde foram desenhados, no final do Século 18, os traços inicias das primeiras vias, na época chamadas de “Rua de baixo”, “Rua do meio” e “Rua de cima’. O local é conhecido por conta da construção da primeira igreja de Campinas, a Matriz da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, demarcada como local de construção em 1773.

Primordialmente, foi criada uma capela provisória para ofícios religiosos – construída em pau-a-pique, barro, madeira e coberta com sapé, um tipo de capim muito usado para cobertura de casas da época. Sua primeira missa foi realizada em 14 de julho de 1774, pelo Frei Antônio de Pádua.

Financiado pelos Barões do Café, que desejavam uma Basílica como as da Europa, o projeto de construção no Largo do Carmo era denso e grandioso, algo que cobriria toda a extensão até o monumento-túmulo de Carlos Gomes. Com a crise cafeeira, o financiamento investido foi cortado e a praça cedida à Prefeitura de Campinas, em cumprimento de que a obra seria acabada – o que não foi concretizado, além da falta de recursos na construção das abóbodas da Igreja que são menores que as exigidas em uma arquitetura gótica e o teto que deveria ser alvenaria e na verdade gesso.

Inaugurada oficialmente em 16 de julho de 1940, a igreja Basílica do Carmo é um marco histórico reconhecido, quando se trata em falar da praça Bento Quirino, por ser o local onde começou a cidade de Campinas e também a primeira igreja construída.

Fontes:
http://www.campinasvirtual.com.br/galeria_basilica_do_carmo.html
http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/bentoquirino.html
http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=77
http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/livro_basilica_05.htm

Participantes:

Bruna Moraes de Carvalho, Gustavo Hike, Ingryd do Nascimento Perim, Jéssica dos Santos Proença, Mariane Larissa Pereira de Brito, Victor Hugo Morato Vitor Ribeiro, Renan Ransato Ribeiro

Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*