handtalk

Eventos

Praça: Carlos Gomes

Praça: Carlos Gomes

Data: 08/11/2016

Local:

Praça: Carlos Gomes

Local: Rua Irmã Serafina, Centro, Campinas - SP

Construção: 1870

Reformas:
1883 (implantação das palmeiras); 1913 (criação do lago); 1914 (criação do coreto); 1992 (implantação de um terminal de transporte coletivo); 2013 (processo de revitalização).
Descrição: Inaugurada em 1870, a Praça Carlos Gomes foi, a princípio, batizada de "Praça Sete de Setembro", porém, em homenagem ao ilustre compositor Antônio Carlos Gomes, recebeu, em 1880, seu nome legítimo.

Desde sua criação, destacou-se como um dos lugares preferidos da família Campineira. Em 1883, 100 palmeiras foram colocadas ao redor da praça; em 1913 foi adicionado um lago com queda d'água e, somente em 1914, foi criado o coreto, feito a mão, com esculturas de homens segurando a sua base, é símbolo principal da praça, o qual já foi utilizado como palco de concertos populares, peças teatrais, apresentações de números circenses. A Praça conta ainda com dois monumentos, um dedicado a Rui Barbosa e, outro, dedicado a Tomás Alves.

Atualmente, após o processo de revitalização, foram implantados equipamentos de ginástica, novos gradis, sistema de iluminação e realizados reparos no histórico coreto que estava abandonado; com isso, a praça voltou a ser uma opção de lazer aos habitantes, preservando assim, um pedaço da história de Campinas.

Fonte:
http://pracacarlosgomes.blogspot.com.br/2011/03/um-pouco-sobre-sua-historia.html
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/12/capa/campinas_e_rmc/131052-forca-tarefa-renova-praca-carlos-gomes.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Carlos_Gomes

Participantes:
Aline Tatiane Belini
Gabriella de Jesus Victorino
Gabrielli Roberta Toretti

Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*