Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
12/04/2019

Alunos de Enfermagem participam do Programa Saúde na Escola em Atibaia

Alunos de Enfermagem participam do Programa Saúde na Escola em Atibaia

 Os alunos do Estágio de Saúde Coletiva do Curso de Enfermagem, que atuam na ESF Cerejeiras em Atibaia iniciaram no mês de abril, um projeto de Educação em Saúde de formação para o SUS com os alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Takao Ono.

O objetivo do projeto é aproximar os alunos da UBS, para mostrar o Sistema Único de Saúde de maneira prática, além de desenvolver ações de educação popular em saúde com vistas ao incentivo das práticas de auto-cuidado e promoção de saúde. A Atividade consiste na visita dos alunos à Unidade invertendo a lógica da sala de aula, e tornando o conhecimento significativo.

Nas visitas realizadas com salas de 30 alunos, os estudantes são divididos em grupos, e na unidade foram realizadas rodas de conversas sobre cuidados com a saúde, enquanto o outro grupo conhecia a unidade, os profissionais e o funcionamento da unidade - SUS. O resultado ainda é subjetivo, mensurado apenas pela avaliação das crianças no envolvimento e curiosidade quanto ao serviço, entretanto um método avaliativo para o resultado está sendo desenvolvido. Os alunos do estágio de Enfermagem, do 7º semestre reconhecem a potência da educação em saúde com os escolares, e se envolveram com técnicas criativas para a sensibilização da criança/adolescente.

Para os professores idealizadores da atividade, profª Grazielle Bertolini e profª Daniela Badari o projeto busca romper com a lógica curativista de unidades de saúde e apresentar um espaço de ressignificação do cuidado e fortalecimento do vínculo. A meta de trabalho é garantir a visita de 100% dos alunos da escola durante o semestre, e posteriormente avaliar a proposta do projeto, para estender a todas unidades do município. A coordenadora do curso de enfermagem Profa. Debora Magrini Baratella Assis ressalta que o curso tem por missão auxiliar a região nas práticas direcionadas a qualificação do SUS e fortalecer o COAPES na região.


Galeria de fotos

Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário
Faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem

Código de verificação*


* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.