12/04/2019

Alunos de Enfermagem participam do Programa Saúde na Escola em Atibaia

Os alunos do Estágio de Saúde Coletiva do Curso de Enfermagem, que atuam na ESF Cerejeiras em Atibaia iniciaram no mês de abril, um projeto de Educação em Saúde de formação para o SUS com os alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Takao Ono.

O objetivo do projeto é aproximar os alunos da UBS, para mostrar o Sistema Único de Saúde de maneira prática, além de desenvolver ações de educação popular em saúde com vistas ao incentivo das práticas de auto-cuidado e promoção de saúde. A Atividade consiste na visita dos alunos à Unidade invertendo a lógica da sala de aula, e tornando o conhecimento significativo.

Nas visitas realizadas com salas de 30 alunos, os estudantes são divididos em grupos, e na unidade foram realizadas rodas de conversas sobre cuidados com a saúde, enquanto o outro grupo conhecia a unidade, os profissionais e o funcionamento da unidade - SUS. O resultado ainda é subjetivo, mensurado apenas pela avaliação das crianças no envolvimento e curiosidade quanto ao serviço, entretanto um método avaliativo para o resultado está sendo desenvolvido. Os alunos do estágio de Enfermagem, do 7º semestre reconhecem a potência da educação em saúde com os escolares, e se envolveram com técnicas criativas para a sensibilização da criança/adolescente.

Para os professores idealizadores da atividade, profª Grazielle Bertolini e profª Daniela Badari o projeto busca romper com a lógica curativista de unidades de saúde e apresentar um espaço de ressignificação do cuidado e fortalecimento do vínculo. A meta de trabalho é garantir a visita de 100% dos alunos da escola durante o semestre, e posteriormente avaliar a proposta do projeto, para estender a todas unidades do município. A coordenadora do curso de enfermagem Profa. Debora Magrini Baratella Assis ressalta que o curso tem por missão auxiliar a região nas práticas direcionadas a qualificação do SUS e fortalecer o COAPES na região.