logo capes
logo pós-graduação psicologia

XXXVIII Semana Médica/Pronto Socorro: a urgência no cuidado à vida

O evento será realizado de forma remota através do Youtube da USF

Data: 10/05/2021 a 11/05/2021   |   Local: On-line,

A Universidade São Francisco (USF) promoverá a XXXVIII Semana Médica/Pronto Socorro: A Urgência no cuidado à vida, nos dias 10 e 11 de maio, das 08h às 16h, através do canal oficial do YouTube da USF.

Presidente Docente: Dr. Felipe Fernandes Pires Barbosa

Presidente Discente - Leonardo Bartolomeu C. Impaléa

MÓDULO 1

8h às 8h30: Abertura da 38º Semana Médica

8h40 – 9h40: Aula 1 - Residência Urgência e Emergência – Dr. Pedro Lelli Panizza

9h40 – 10h30: Aula 2 - Gestão de Catástrofes e Gerenciamento de Risco – Dr. Lucas Certain

10h40 – 11h20: Aula 3 -  Psicologia dos desastres – Elaine Gomes dos Reis Alves

Dúvidas durante as palestras: Chat do Youtube

Teremos Check-ín e Check-out em cada módulo para presença, fique ligado no Chat!

MÓDULO 2

13h - 14h: Aula 1 -  Exames de imagem no PS – Dra. Aline Granja Serpa Pires Barbosa

14h - 14h50: Aula 2 - APH + ATLS – Dr. Felipe David Mendonça Chaim

15h - 16h Aula 3 - Traumatismo Crânio Encefálico – Dr. Paulo Tierno 15:50 - 16:00: Dúvidas aula 3 TOLERÂNCIA - 10 minutos

MÓDULO 3

8h - 9h: Aula 1 - SARA - Dr. Victor Gomes Martins

9h – 9h50: Aula 2 - Emergência Pediátrica: Basic Life Support – Dr. Rafael Giannasi

10h -11h: Aula 3 - SEPSE / Choque séptico – Dr. Henrique Palomba

MÓDULO 4

13:00-14:00: Aula 1 - : Taquiarritmias – Dra. Cynthia Rocha

14h - 15h Aula 2 - Emergência Obstétrica – Pré eclampsia, Eclampsia, HELLP – Dr. Rodolfo Melare

15h10 – 16h: Encerramento

Dúvidas durante as palestras: Chat do Youtube

A Semana Médica é um evento anual e tradicional da Universidade São Francisco (USF) que está em sua 38ª edição. Neste ano o tema central é “PRONTO SOCORRO: A URGÊNCIA NO CUIDADO À VIDA”. Será promovida nos dias 10 e 11 Maio de 2021, das 08h às 16h, na modalidade excepcionalmente ONLINE (Por conta da atual situação pandêmica da COVID-19). O cuidado na urgência e emergência hospitalar é um tema de extrema importância na formação do médico generalista. É inerente à formação deste o conhecimento sobre as principais demandas de Pronto-Socorro que envolvam todas as idades e diferentes especialidades, seja a cardiologia, a ginecologia e a clínica médica e cirúrgica. Contaremos com conteúdos como atendimento pré-hospitalar (APH), ATLS, gestão de catástrofes, Psicologia dos desastres, exames de imagem no PS, emergência obstétrica e pediátrica, entre outros.

O evento é realizado pelos discentes do curso de Medicina sob a supervisão de docentes e apoio da Coordenação. Tem como principal objetivo o intercâmbio de informações e a aquisição de conhecimentos entre alunos, professores, médicos e convidados.

Durante a programação serão realizadas palestras expositivas com uma abordagem em casos clínicos por profissionais de diversas especialidades da área da saúde, vinculados ou não a outras universidades, que são convidados pela comissão organizadora do evento para discursar sobre a temática proposta. O evento é voltado, principalmente, aos alunos de Medicina, além de outros futuros profissionais da área da Saúde.
Na ocasião os acadêmicos do curso de Medicina também têm a oportunidade de apresentar trabalhos científicos na modalidade oral ou em forma de pôster sobre temas de sua preferência, propiciando um maior preparo para futuras experiências científicas. Sendo estes julgados e premiados ao final do evento.
Dessa forma, o evento cumpre sua função básica que é a de dar aos alunos do curso de Medicina a possibilidade de enriquecerem sua vida acadêmica, tanto como organizadores como participantes do evento.

As inscrições podem ser feitas pelo site da USF até o dia 9 de Maio de 2021.

O prazo para o envio de trabalhos científicos termina ás 23h55 do dia 11 de Abril de 2021.

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição, clique aqui.

*É necessário realizar a inscrição para receber o certificado de participação.

Confira o Edital da XXXVIII Semana Médica, clique aqui.

Confira o Manual do Congressista, clique aqui.

Apresentação de Trabalhos, clique aqui.

Resumo do Trabalho Científico, clique aqui.

Termo de Consentimento de Orientação de Trabalho Científico, clique aqui.

Modelo E-Poster, clique aqui.

Modelo Apresentação Oral, clique aqui.

$image.titulo
Palavras-chave: