Colégio - Bom Jesus Santo Antônio do Pari

Algumas Ações Desenvolvidas na Unidade

Aprendendo com a Filosofia

Estimulados pelas aulas de Filosofia, alunos da 3.ª série do Ensino Médio fotografaram a cidade, a escola e demais situações vividas por eles em seu dia a dia. A ideia partiu da teoria de Ludwig von Wittgenstein, que inspirou os alunos a expor e comunicar ideias e sentimentos sobre a fase de vida pela qual estão passando. As imagens foram postadas na internet com legendas expressando suas intenções e seus sentimentos.

Em outra oportunidade, motivados por temas debatidos em sala de aula, alunos do 9.° ano demonstraram, por meio de cartazes e recortes, questões como a destruição do meio ambiente, consequências de descobertas científicas com relação à ética e à sociedade, entre outros assuntos. A ideia foi elaborada durante o primeiro trimestre de estudos, no qual os alunos puderam se aprofundar na relação entre a filosofia e a ciência.

Estudo do Meio Ambiente

Estudo do Meio AmbienteContemplando o Ano Internacional da Cooperação pela Água, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), alunos da unidade trabalharam o tema, despertando para uma conscientização da importância do meio ambiente.

Inspirados no conhecimento adquirido, foram incentivados na disciplina de Língua Portuguesa a produzirem textos sobre o assunto, que ao final convergiram em um livro da classe. O material foi publicado pela Editora Hedra e entregue em uma manhã de autógrafos que contou com a participação dos pais. Posteriormente, em parceria com o Rotary Club, o projeto foi apresentado na Escola Estadual Eduardo Prado para os alunos do 4.° ano. Após a apresentação, os autores relataram sobre o sentimento de terem participado da obra, além de entregarem
exemplares para cada um dos presentes.