Docentes da USF participam de XXX Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo

17/05/2016
 Nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2016, na cidade de São Paulo, aconteceu o XXX Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), evento reconhecido como um dos mais importantes fóruns de debates sobre saúde pública em nosso país. O tema foi “Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde: política pública com qualidade e sustentabilidade”, já que o SUS tem uma dimensão democrática, ou seja, sendo organizado com base em princípios progressistas e igualitários, o SUS é um dos eixos fundamentais de sustentação da Democracia no Brasil. Durante a programação foram abordados os tópicos de maior relevância para o SUS neste difícil momento de inflexão de tendências históricas em nossa sociedade, de encerramento de um ciclo iniciado com a derrocada da ditadura militar e com o processo de restauração do Estado Democrático de Direito. Ainda na programação do COSEMS/SP foi apresentada a XIII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

Na ocasião, a Profa Manuela Amaral Mucci Casanova, do Curso de Fisioterapia da USF e a acadêmica do 9º semestre do Curso de Fisioterapia Gabriela Pandazis Cantarellas, apresentaram, no formato de pôster, o trabalho intitulado "Triagem Fisioterapêutica na Atenção Secundária - Parceria entre a Universidade São Francisco e o SUS de Bragança Paulista". O trabalho retratou os resultados de um Projeto de Extensão desenvolvido entre as duas instituições e que teve como objetivo interligar a Universidade com as demandas da população, proporcionar o contato precoce entre paciente e aluno através de avaliação fisioterapêutica e contribuir para a compreensão e reflexão das práticas de saúde em fisioterapia.

Neste horizonte, ciente que a interação universidade, município e comunidade permite formar um profissional mais resolutivo e com responsabilidade social, a USF tem fortalecido a integração ensino-serviço público, proporcionando a inserção efetiva de seus alunos em cenários de prática assistencial e ampliando os espaços de integração interinstitucional, multiprofissional e entre os diferentes níveis de atenção com abordagem interdisciplinar. Como resultado, além de inserir os alunos nos cenários de prática SUS e formar agentes de transformação do modelo de atenção e das práticas de cuidado a saúde, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do MEC, também é possível realizar trabalhos de pesquisa e extensão, os quais foram apresentados no COSEMS/SP, através da parceria firmada entre a USF e a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista (SMSA – BP).

Já a Profa. Grazielle Bertolini dos Santos, docente do Curso de Enfermagem da USF e também Secretária de Saúde do Município de Bragança Paulista, acompanhada da Profa. Lisamara Dias de Oliveira Negrini, que atua em vários cursos de saúde da USF, apresentaram, na forma de pôster, o trabalho intitulado “Articulação Ensino Serviço como estratégia de qualificação do SUS no Município de Bragança Paulista: A experiência do Ambulatório de Especialidades em parceria com a Universidade São Francisco – USF”, do qual são autoras juntamente com Prof. Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin, Coordenador do Curso de Medicina da USF e Profa. Márcia Aparecida Antônio, Diretora do Campus Bragança Paulista da USF. Este estudo registrou o processo de releitura da rede SUS, a partir da experiência de Integração Ensino, Serviço e Comunidade no Ambulatório de Especialidades do município e teve como objetivo central apresentar a síntese dos resultados obtidos com o processo metodológico, através da parceria firmada entre a SMSA – BP e Curso de Medicina da USF.

Já a Profa. Liz Ponnet, docente do Curso de Medicina da USF, apresentou, também na forma de pôster, o trabalho intitulado “Avaliação da capacidade de tratamento de casos de dengue nas unidades básicas de saúde no Município de Bragança Paulista, São Paulo, Brasil”, de sua autoria e dos acadêmicos do 9º semestre do Curso de Medicina da USF Bruna Tiago Albaladejo, Andressa Mara Athanasio, Mateus dos Santos Silva, Mateus Henrique Reinato e da Profa. Grazielle Bertolini dos Santos. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a capacidade de tratamento dos casos de dengue nas unidades de saúde do município de Bragança Paulista – SP, através da parceria firmada entre a SMSA – BP e Curso de Medicina da USF.

A Profa. Márcia Aparecida Antônio, Diretora do Campus Bragança Paulista destaca que, em um momento em que a saúde pública tem sido amplamente discutida, o evento foi uma importante oportunidade para atualização e esclarecimento das dúvidas a respeito do SUS. “Além disso, foi possível demostrar as atividades exitosas desenvolvidas a partir da parceria entre a USF e a SMSA – BP, que hoje, através da integração ensino-serviço e a atuação dos estagiários dos cursos da área de saúde da USF nos dispositivos da rede SUS, auxiliando na resolução das demandas do município, possibilitando uma maior aproximação da USF com as reais necessidades da sociedade, estreitando as relações institucionais com os diferentes setores da sociedade e criando condições para a produção de conhecimento”, explica a diretora.