handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos de Administração participam de palestra internacional sobre Sustentabilidade na Gestão das Organizações

18/05/2016
Compartilhe:
Alunos de Administração participam de palestra internacional sobre Sustentabilidade na Gestão das Organizações
 Os alunos de Administração do Campus Campinas (Unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF) assistiram no dia 16 de maio a palestra Sustentabilidade Empresarial, ministrada pelo representante da Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM), com sede na Espanha e unidade no Uruguai, professor Dr. Luis Francisco Brotóns Muró.

A atividade contou com a presença da diretora do Campus Campinas (Unidade Cambuí), professora Simone Cristina Spiandorello, do coordenador do Curso de Administração, professor Ricardo Dourado, de docentes envolvidos no projeto e alunos. A atividade faz parte do Projeto Sustentabilidade na Gestão das Organizações idealizado pela coordenação do curso, para proporcionar aos alunos um aprofundamento do debate da Sustentabilidade sobre vários e amplos olhares, inclusive o olhar internacional.

Para o coordenador do Curso, com a palestra e as outras atividades realizadas ao longo do primeiro semestre, os alunos tiveram um panorama sobre a importância e a influência da sustentabilidade na gestão das organizações, quer sejam públicas ou privadas. “Creio que tenha sido importante as atividades extra sala por mostrarem aos alunos o campo de atuação profissional e as dificuldades que os administradores encontrarão em seus ambientes de trabalho”, afirmou o coordenador.

A diretora do Campus ressaltou a importância da continuidade do projeto para o próximo semestre. “A ideia é dar continuidade, fazendo com que os alunos tomem contato com a realidade internacional como forma de compreenderem quais são os desafios, mas também, quais são as oportunidades de carreira e crescimento no mercado profissional brasileiro”, explicou a professora Simone.

Durante a palestra, o professor representante da UCAM abordou a questão da sustentabilidade nos ambientes internos das empresas e como este assunto deve ser trabalhado com a sociedade. “Os futuros profissionais devem garantir que as empresas respeitem o meio ambiente. A universidade deve formar um profissional que tenha uma visão mais ampla, que não pense apenas em números e resultados. A parte fundamental de uma organização não são os números e sim o serviço que ela presta para a sociedade”, afirmou Muró, que proferiu a palestra em espanhol.

O docente da Universidade do Uruguai também pode explicar aos alunos o convênio da USF com a UCAM para programa de dupla diplomação. No período da tarde Muró falou das oportunidades de intercâmbio para os alunos do curso de Gastronomia.

Atividade prática
O projeto de Sustentabilidade na Gestão das Organizações, transcorreu durante todo o semestre e os alunos realizaram várias atividades relacionadas à questão da sustentabilidade, além de participarem de atividades práticas, como a visita realizada em março a Serra do Lopo, localizada entre as cidades de Extrema (MG), Vargem e Joanópolis, sendo o ponto mais alto da região de Bragança Paulista. A visita foi uma atividade prática na área de Sustentabilidade e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Durante a atividade foi possível analisar a situação atual do Sistema Cantareira de Abastecimento de Água e os reflexos socioambientais e econômicos da crise hídrica que ocorre na região sudeste do Brasil.