Em parceria com instituições, USF promove a 1ª Semana do Brincar em Bragança Paulista

20/05/2016
 A Universidade São Francisco (USF) promove de 23 a 28 de maio a 1ª Semana Municipal do Brincar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, os Conselhos Municipais, o Instituto Educacional Santa Terezinha (IEST), a Escola Viverde e a FESB. As ações da USF serão realizadas por meio dos Cursos de Pedagogia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Logística.
A Semana Municipal do Brincar tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância do brincar. Serão oferecidos à população programas, palestras e debates sobre a importância do brincar para o desenvolvimento saudável da infância. A prática do brincar coletivo também ser incentivada em espaços públicos e privados. O evento é inspirado na Semana Mundial do Brincar, promovida pelo movimento internacional Aliança pela Infância.
No início deste mês, a coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Renata Bernardo; a coordenadora dos Cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e Logística, professora Aparecida Elisabete Pontes e o vereador Valdo Rodrigues se reuniram para discutir a organização do evento com representantes das instituições parceiras.
Para a coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Renata Bernardo, a participação em eventos como este é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes. “O envolvimento dos alunos em um evento que contempla várias frentes, como a Secretaria Municipal de Educação, dentre outras instituições, é de suma importância para a aquisição de experiência, aprendizado e conhecimento, principalmente, na área da Educação”, ressalta.
Além de participar da recepção de abertura, palestras e mesas-redondas da Semana, os alunos também estão colaborando, ativamente, da divulgação do evento. Os alunos do Curso de Pedagogia estão divulgando o evento junto às escolas em que atuam e os alunos dos Cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e Logística criaram uma página no Facebook com a programação das atividades.
Confira a programação completa:

23/5 - segunda-feira - Horário: 19h30

Filme Território do Brincar e palestra de Renata Meireles (documentarista e idealizadora do projeto no país).
Local: Casa da Cultura BP
Endereço: Cel. Assis Gonçalves, 243. Centro - Bragança Paulista
Participação: alunos dos Cursos de Pedagogia da USF, FESB, professores da Rede Municipal de Educação Básica BP, professores das escolas estaduais que tem o Nível Fundamental II, conselhos, pais, escolas privadas, comunidade em geral e demais entidades e instituições de educação da cidade e região.

24/5 - terça-feira - Horário: 19h30

Mesa-Redonda "Brincar é Coisa Séria": Relatos de Experiências com o Brincar no município.
IEST – Instituto Educacional Santa Terezinha
Endereço: Rua Bernardo Stefani, 100 - Vila Municipal, Bragança Paulista
Participação: Alunos dos Cursos de Pedagogia da USF, FESB, professores da Rede Municipal de Educação Básica BP, conselhos, professores em geral.

25/5 - quarta-feira – Diurno

Dia do Brincar, brincando.
Escolas da cidade (públicas e privadas) e organizações de assistência social que atuam na infância falando do projeto e incentivando os professores e crianças a brincarem com materiais não estruturados, materiais recicláveis, ou seja, que a escola e a criança e adolescente possa elaborar seus próprios brinquedos e brincadeiras.

28/5 – sábado - Diurno
O Dia do Brincar, brincando.
Espaços públicos, Escola da Família, dentre outros.