USF inaugura em Campinas Centro de Solução de Conflitos

25/05/2016
USF inaugura em Campinas Centro de Solução de Conflitos
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 24 de maio, no Campus Campinas (Unidade Cambuí) a inauguração do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

O evento contou com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, da diretora do Campus, professora Simone Cristina Spiandorello, do docente da USF e Juiz da Cidade Judiciária, doutor Luiz Antônio Alves Torrano, coordenadores de curso, professores, além de autoridades como o coordenador geral do Cejusc, Desembargador José Roberto Neves de Amorim, do coordenador do Cejusc Campinas, doutor Venilton Cavalcante Marrera, o doutor Ricardo Sevalho Gonçalves, diretor adjunto do Cejusc Campinas e o Juiz Titular da 2ª Vara do Júri e da Vara do Juizado Especial Criminal (JECRIM), doutor Sérgio de Araújo Gomes.

Durante a inauguração, o reitor da USF destacou ser um momento importante para a Unidade Cambuí da USF. “O Cejusc como um órgão ou um método propiciará a cultura da paz, o diálogo e as conciliações. Isso está ligado ao DNA franciscano da USF”, explicou o reitor.

Os convidados puderam conhecer o espaço que prestará atendimento a comunidade. Para o coordenador geral do Cejusc, Desembargador José Roberto Neves de Amorim, a implantação representa uma cultura de harmonia e paz na sociedade. “É uma demonstração que a sociedade está melhorando tendo todos os métodos adequados, como a conciliação, mediação e judicialização. Muito dessa mudança devemos as universidades que tem aberto suas portas para abrigarmos a cidadania”, comentou o desembargador.
A coordenadora do Curso de Direito da Unidade Cambuí, professora Adelaide Albergaria agradeceu a parceria com o poder judiciário, mantenedora, reitoria, corpo docente, discentes e colaboradores para a criação do novo espaço. “Está em nossa missão auxiliar o poder judiciário e a comunidade em nosso entorno na solução de conflitos”, disse a professora.

Serão oferecidas orientações jurídicas à comunidade, como conciliações para resolução de conflitos, oriundos de ações cíveis e de família. O novo espaço contribuirá de maneira efetiva no atendimento à população de Campinas e região. Os alunos realizarão práticas jurídicas simuladas, visitas orientadas, assim como o desenvolvimento de jurídicas reais.

O serviço de atendimento funcionará às terças e sextas-feiras, das 13h às
17h.A Unidade Cambuí da USF Campinas, onde funcionará o posto do Cejusc, fica na Rua Coronel Silva Teles, 700.