Alunos do Projeto Anjos em Ação da USF visitam entidade de Acolhimento Assistencial em Sorocaba/SP

27/05/2016
 No último dia 22 de maio de 2016, representantes dos alunos do Projeto Anjos em Ação da USF, acompanhados da Profa. Aparecida Elisabete Pontes, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e dos Cursos de Tecnologia do Campus Bragança Paulista da USF e uma das docentes responsáveis pela organização do projeto, viajaram para a cidade de Sorocaba / SP para visitar a entidade de Associação Educacional e Beneficente Refúgio. O objetivo da visita foi conhecer a instituição, averiguar suas necessidades para que, ao retornar à USF, os alunos do Projeto Anjos em Ação possam trabalhar no planejamento de uma ação para esta entidade.

Atualmente a associação acolhe crianças e adolescentes que são tirados de seus lares por algum tipo de abuso e que, por determinação do Conselho Tutelar ou da Vara da Infância e da Juventude, passam a residir na entidade. Existem hoje nove casas-lares e um projeto de uma nova casa Institucional. Essas casas-lares são alugadas e contam com cerca de 100 funcionários que cuidam de aproximadamente 75 crianças de 0 a 18 anos de idade. Cerca de 25% as crianças residentes fazem uso de algum tipo de medicamento, além daquelas crianças que possuem necessidades especiais. Hoje a Associação Refúgio conta com o apoio do Governo, porém estão em déficit de repasse das verbas, dessa forma há atrasos de salários dos funcionários, bem como dificuldades para suprir a necessidade das crianças e adolescentes da entidade.

Durante a visita, os alunos do Projeto Anjos em Ação da USF visitaram 03 casas-lares e verificaram um pouco das necessidades do local, tais como produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, absorvente, desodorante, sabonete, creme dental, papel higiênico, lenços umedecidos), produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, amaciante, desinfetante), material escolar (todos os tipos), vestuário e calçados (roupas íntimas e tênis), além de móveis, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Segundo a Profa. Aparecida Elisabete Pontes, a próxima etapa será o planejamento da nova ação dos Anjos em Ação da USF. “Já temos uma agenda de reuniões para alinharmos quais serão as medidas a serem adotadas, pois ficamos muito sensibilizamos e comovidos com a situação das crianças”, explica a professora. “Foi prazeroso poder partilhar parte do nosso domingo com pessoas tão especiais que dedicam seu preciso tempo cuidando das crianças. Agradecemos a Deus pela oportunidade que tivemos hoje e faremos o possível para poder ajudar a instituição em parte das suas necessidades”, finaliza Profa. Profa. Aparecida Elisabete Pontes.

A Associação Refúgio é uma entidade Beneficente, sem fins lucrativos, fundada em 1994 e sediada na cidade de Sorocaba / SP. Inicialmente a entidade oferecia abrigo para adolescentes grávidas, que permaneciam na casa até que pudessem ser novamente reintegradas ao convívio familiar. Posteriormente, a entidade passou a atender as crianças e adolescentes que viviam nas ruas, trabalhando para garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e capacitá-los para que se tornem cidadãos produtivos na nossa sociedade.