Alunos do curso de Farmácia do Campus Campinas realizaram a II Mostra de Trabalhos Integrados “Adote Uma Molécula”.

13/06/2016
Alunos do quinto semestre matutino e noturno do curso de Farmácia do Campus Campinas – Unidade Swift participaram entre os dias 07 a 09 de junho da II Mostra de Trabalhos Integrados “Adote Uma Molécula”. Segundo a coordenadora do curso Michelle Carneiro Polli, o trabalho faz parte do PPC do curso de Farmácia e como Metodologia Ativa de Ensino favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade e incentivando a tomada de decisões individuais e coletivas. Nesse trabalho, que envolve as disciplinas do quinto semestre os alunos recebem a molécula de um fármaco (princípio ativo do medicamento) e são desafiados a propor um derivado terapeuticamente mais vantajoso através de modificações na estrutura do fármaco de partida.

Os alunos utilizam ferramentas computacionais que auxiliam no planejamento do novo fármaco. A proposta possibilita ao aluno entender os desafios envolvidos no planejamento de novos fármacos. Além disso, possibilita ainda um melhor entendimento nas características químicas dos fármacos e sua importância na área farmacêutica. “Ao final de cada semestre observamos que os alunos conseguem superar suas dificuldades e apresentam propostas bastante surpreendentes sendo que, os melhores trabalhos recebem certificação” relata a professora Michelle Carneiro Polli mentora e orientadora dos trabalhos.