Alunos do Curso de Farmácia participam do projeto Nosso Paciente

29/06/2016
Alunos do Curso de Farmácia participam do projeto Nosso Paciente
 Os alunos do 3º semestre do Curso de Farmácia, do Campus Campinas (Unidade Swift) e do Campus Bragança participaram do projeto Nosso Paciente, coordenado pelo professor Marcelo César Zanesco, que busca utilizar metodologias ou técnicas de ensino-aprendizagem que estimulem os alunos.

As disciplinas do 3º semestre são destinadas ao estudo do organismo humano, observando seus aspectos estruturais e funcionais e os desequilíbrios. No projeto, os estudantes criaram um personagem fictício que traz dados clínicos, foi criado um grupo de estudos via o aplicativo WhatsApp para promover a discussão e desenvolvidas atividades para o Trabalho Integrado. “Cada disciplina do módulo apresenta aos alunos histórias clínicas da personagem fictícia do Nosso Paciente (de nome Maria Bonita), histórias estas, referentes aos sistemas a serem estudados, que funcionam como um “gatilho” para o professor inserir suas abordagens e apontamentos, focalizando o conteúdo programático previsto que, naturalmente, devem ser discutidos em cada aula de cada disciplina. Os casos clínicos são norteados por distúrbios funcionais mais comuns que podem acometer os sistemas que estruturam o corpo humano”, afirmou o professor Zanesco.

Para finalizar o semestre, os alunos apresentaram o Trabalho Integrado, com a proposta de, a partir de trabalhos científicos selecionados sobre “Glândulas Endócrinas e Órgãos dos Sentidos”, demonstrar a correlação entre disciplinas estudadas ao longo do semestre, em formato de pôsteres. Em torno de 150 alunos participaram.