handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Docente da USF participa de fórum sobre políticas públicas para a população de rua

04/07/2016
Compartilhe:
Docente da USF participa de fórum sobre políticas públicas para a população de rua
 A coordenadora do Curso de Pedagogia, do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), professora Renata Bernardo participou, no dia 30 de junho, do 1° Fórum sobre População de Rua: Política de Atendimento e Desafios. Reunindo especialistas da área, vereadores e população debateram o tema em busca de melhorias para Bragança Paulista.

A professora foi representando a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, a convite do vereador Valdo Rodrigues. “Sendo o I Fórum, os debates e exposições direcionaram-se para a necessidade de se pensar em mais políticas públicas que possam auxiliar esta população e que envolvam sociedade civil, o setor empresarial e o poder público”, contou a professora Renata. Durante o evento foi citado o excelente trabalho que o Serviço de Solidariedade Franciscana (SEFRAS) realiza no Largo São Francisco, em São Paulo

O evento contou com a participação do padre Júlio Lancellotti, reconhecido como um dos grandes ativistas da causa da população de rua, atuando diretamente com eles como vigário episcopal do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo. Suas palavras remeteram a forma e, principalmente, ao cuidado mais humanizado ao tratar destas pessoas. "Temos que fazer com que eles percebam que são importantes para nós. Que o amor que temos por eles é baseado na gratuidade, não no pragmatismo", lembrou. "É preciso rever as estruturas de nossos trabalhos. Precisamos ouvir os questionamentos que eles nos fazem. É preciso que nosso trabalho atue de forma mais horizontal e menos vertical", explicou o padre.

Para o presidente da Comissão, vereador Valdo Rodrigues, o Fórum deu a oportunidade de abrir espaço para discutir o tema de forma construtiva. "Foi muito oportuno esse debate. Agradeço a todos que participaram desta tarde, dentro de todas essas lições de vida que tivemos, cada um de nós vai sair daqui com uma semente para continuar esse trabalho", finalizou.