Alunas de Iniciação Científica participam de Congresso Internacional na Colômbia

04/07/2016
 As alunas do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade São Francisco (USF), Riccelle Franco e Raquel Silva, tiveram o trabalho de Iniciação Científica selecionado para o XXXV Congresso Internacional de AIDIS e 59° Congresso Internacional ACODAL, na Colômbia.

As estudantes ingressaram na Iniciação Científica em 2015, após convite do professor Rafael Magdalena juntamente com o Professor André Beati. O projeto teve como tema “O desenvolvimento sustentável de tecnologias que buscam a redução dos impactos no solo através da produção limpa.” A ideia de participar do congresso surgiu durante uma aula da professora Cleonice Souza, que ressaltou a importância dos eventos relacionados à área da Engenharia Ambiental e informou as alunas da realização do Congresso da Colômbia. Ao enviar o projeto foram dois meses de espera até receberem a aprovação. “Foi emocionante, é difícil descrever a emoção de ver um trabalho feito com tanta dedicação e com tanto zelo, enfim, sendo reconhecido. É essa a sensação, a de reconhecimento, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou a aluna Riccelle.

No Encontro de Iniciação Científica promovido anualmente pela USF, as estudantes apresentaram projetos no com os temas “Materiais renováveis provenientes da Produção Limpa com aplicações na construção civil” e “Mapeamento de áreas de risco de deslizamento de solo e técnicas de prevenção no município de Bragança Paulista", sendo o último premiado com menção honrosa na área temática de Meio Ambiente. “O fato de ser um Congresso Internacional causa um "frio na barriga", mas estamos muito confiantes com nossa apresentação e com nosso trabalho. Estamos certas de que vamos realizar uma excelente apresentação de forma que possamos transmitir a ideia do projeto que é utilizar a Engenharia Ambiental e Sanitária para levar soluções aos mais diversos problemas sociais. Estamos otimistas e ansiosas para este momento, sem dúvida será um marco divisório em nossas carreiras”, contou Raquel.