USF promove II seminário para desenvolvimento do COAPES

16/08/2016
USF promove II seminário para desenvolvimento do COAPES
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 09 de agosto o II Seminário de Integração Ensino Serviço para iniciar as discussões do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com as Instituições de Ensino Superior (IES), Ensino Técnico e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) da região de Bragança Paulista.

Um grupo de trabalho, liderado por docentes da USF e técnicos da SMS de Bragança Paulista apresentou aos representantes das secretarias municipais dos municípios de Bragança Paulista, Pedra Bela, Piracaia, Atibaia e Socorro e do representante da escola técnica a proposta do termo do COAPES e seus anexos. O evento também contou com a participação da Diretora do Campus Bragança Paulista. Professora Márcia Aparecida Antonio, o Assessor Administrativo do Campus, Rodrigo Paiva, da Secretária Municipal de Saúde, Profa. Grazielle Bertolini e a referência técnica do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, Mariana Campos, além dos coordenadores e docentes dos cursos de saúde da USF.

O COAPES está previsto na Lei do Programa Mais Médicos e tem como objetivo aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios, promovendo melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde. “A partir do pressuposto que a atenção básica tem sido apontada pelos Ministérios da Saúde e Educação e Cultura como estratégica para a reorganização e ampliação da efetividade e resolutividade dos sistemas de saúde, a USF em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista iniciaram as discussões para pactuar a organizar os cenários de prática da região bragantina e, muito em breve, formalizaremos o COAPES”, afirmou a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio.

O terceiro encontro está previsto para o dia 8 de setembro, quando será apresentado a proposta de Plano de Trabalho de Integração Ensino-Serviço previsto no COAPES. A USF tem contribuído para a inserção de estudantes dos cursos da saúde na rede pública dos cinco municípios.

Conselho Municipal de Saúde

No dia 9 de agosto, a USF participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Bragança Paulista para apresentar a proposta de pactuação via COAPES. O projeto foi aprovado por unanimidade e considerado um avanço para o município. "Além dos alunos atuarem a rede de saúde, a Universidade contribuirá para a qualificação dos servidores públicos da cidade", finaliza a diretora do Campus Bragança Paulista da USF.