Docentes do Curso de Farmácia participam de treinamento na Secretaria de Saúde de Bragança Paulista

27/08/2016
 Docentes do Curso de Farmácia, do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) realizaram no 1º semestre um treinamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bragança Paulista.

A atividade faz parte do convênio firmado entre a USF e a Secretaria, envolvendo nesta parceria a responsabilidade técnica da Universidade em assumir os serviços de atenção primária de saúde na Unidade Básica de Saúde Nicola Cortez ("PSF São Francisco de Assis"), em que o Curso de Farmácia com seu alunos estagiários será responsável através de acompanhamento de Docentes no gerenciamento do serviço de atenção farmacêutica.

Participaram do treinamento o Coordenador do Curso de Farmácia, professor Carlos Eduardo Pulz Araujo, professor Eli de Meneses e professor Rodinei Veloso. Os professores do Curso de Farmácia participaram de um treinamento técnico envolvendo o sistema informatizado de controle e dispensação de medicamentos no município. “O Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos anos, tem aprofundado o processo de descentralização, o que gera necessidades de aperfeiçoamento e busca de novas estratégias que venham ampliar a capacidade de gestão dos estados e municípios. Portanto a Assistência Farmacêutica deve ser considerada como uma das atividades prioritárias da Assistência à Saúde, dentro e fora do ambiente ambulatorial, face à sua transversalidade com as demais ações e programas de saúde, visto que o medicamento é de suma importância para a melhoria das condições de saúde da população. Um grande desafio é suprir as necessidades de informações básicas nesta área, no âmbito dos serviços do SUS, conferindo maior eficiência no desempenho das ações, servindo de referência e de instrumentação para as atividades da Assistência Farmacêutica, e contribuindo para a ampliação do acesso da população aos medicamentos e à promoção do seu uso correto”, explicou o professor Carlos Pulz.

O sistema permitirá informações estratégicas e pedagógicas para o gerenciamento da PSF São Francisco de Assis possibilitando a identificação, mensuração e comparação de recursos (medicamentos) consumidos e suas consequências clínicas e econômicas.