handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF participação de oficina de sabão caseiro na Virada Sustentável de São Paulo

29/08/2016
Compartilhe:
USF participação de oficina de sabão caseiro na Virada Sustentável de São Paulo
 A reciclagem do óleo de cozinha e sua transformação em sabão foi uma das atividades que os participantes do Sefras Reciclagem (Recifran) e Sefras Idosos (Casa de Clara) aprenderam nesta sexta-feira (26), durante a programação da Virada Sustentável. A iniciativa da oficina de Sabão contou com a parceria da Universidade São Francisco (USF).

Segundo a professora do curso de Farmácia da USF, Fernanda Daniela Carvalho, a grande importância do projeto é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente e o reaproveitamento do material já utilizado. “Esse processo de reutilização do óleo é muito importante porque retira esse material que está sendo jogado no meio ambiente, principalmente nos meios fluviais e dá a ele um novo destino, que é a produção de sabão. E esse produto pode ser até um gerador de renda para as pessoas que o fabricam”, destaca.

Para o coordenador do Núcleo de Registro e Controle Acadêmico e professor dos cursos superiores de Tecnologia, Eduardo Manuel Gallego, essa iniciativa do Sefras em parceria com a USF pode auxiliar os participantes na educação ambiental. “Essa é uma iniciativa muito importante. O Sefras já faz um trabalho muito importante com a comunidade e esse novo projeto é mais uma ação que vai contribuir muito com essa questão social, com a conscientização ambiental e com o meio ambiente evitando assim o descarte indevido do óleo”, ressalta.

Para Severino Pereira da Silva, participar do projeto foi um aprendizado para sua vida. “Nunca tinha feito sabão. Eu sabia como se fazia mais nunca tive a experiência de fazer e achei muito interessante. É um novo conhecimento que adquiri para a minha vida e que agora sei fazer”, frisa.

Para o Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu (NPL) e Professor dos Cursos de Engenharia, Hugo Musetti o resultado mais gratificante é a participação e envolvimento das pessoas em querer aprender. “Esse envolvimento entre eles e os professores que ministraram o curso é emocionante. Eles mostraram um entusiasmo muito grande em receber a informação. E agora vão agregar esse conhecimento e disseminar tudo o que aprenderam”, finaliza.

Virada Sustentável
Entre os dias 25 e 28 de agosto, São Paulo terá uma programação cheia de eventos gratuitos e ao ar livre com temas relacionados à sustentabilidade. A Virada Sustentável, projeto já consagrado na capital paulista, apresenta na edição deste ano como principal eixo temático os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial construída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de definir novos rumos para o desenvolvimento humano.

Entre os destaques de São Paulo, estão a programação especial no Parque do Ibirapuera, com instalações, teatro e atividades lúdicas para adultos e crianças, além de palestras no Museu de Arte Moderna (MAM); uma rica programação nos CEUs e Fábricas de Cultura da cidade, que inclui um intercâmbio entre artistas locais e estrangeiros do grafitti art com curadoria do artista Binho Ribeiro; um “Pimp My Carroça” especial com catadores de resíduos do artista Mundano; uma sessão de meditação coletiva no topo do edifício Martinelli, promovida pelo grupo Awaken Love; e bicicletadas na Av. Paulista e região com os grupos Bike Tour SP e Vá de Bike, entre outros.
(Texto: Comunicação SEFRAS)