Núcleo de Pastoral Universitária realizou o 1º Retiro Universitário da USF

30/03/2017
Núcleo de Pastoral Universitária realizou o 1º Retiro Universitário da USF
O Núcleo de Pastoral Universitária realizou no dia 25 de março de 2017, no Campus Campinas – Unidade Swift, o 1º Retiro Universitário da USF. Queremos colocar alguns “ECOS” do Retiro e para isso, nada melhor do que ouvir o depoimento dos participantes.

Segundo o aluno Vilmar Damasceno Santos, do 7° semestre de Engenharia Química, do Campus de Itatiba da USF: “É uma honra saber que estudo numa universidade católica, apostólica, romana, preocupada com o lado espiritual de seus estudantes, funcionários e amigos e poder participar do 1º Retiro Universitário. Diante da proposta de viver um deserto espiritual que vem de encontro à quaresma, tempo de reflexão, interiorização, silêncio e acima de tudo mudança de vida, percebemos nesse retiro a grandeza da espiritualidade e do recolhimento interior perante a agitação do dia a dia. Não é fácil apertar o freio da vida quando se está correndo há muito tempo, além de se desconectar do mundo externo e se religar ao mundo interno. Batemos de frente com a simplicidade de um retiro que nos desmontou de nossa arrogância, prepotência, soberba, onde nada era extravagante ou pomposo de mais e sim de uma sutileza comum como a água que é de extrema importância para a manutenção da vida e não notamos o seu real valor. Poucas pessoas, poucas palavras, poucas músicas, mas com riqueza de sabores maravilhosa. Cada instante foi único e de valor inestimável, pois a recompensa desses momentos são intangíveis, gravadas no coração e na alma de quem teve a graça de vivenciar esse retiro.

Felizmente teremos outros encontros como esse que irão proporcionar aos participantes experiências que elevarão à sabedoria, à alta estima e, por que não, a mudança de caráter. Consequentemente enxergar o mundo de outra forma e ser a diferença que o mundo tanto precisa. Que venham os próximos encontros e que mais pessoas bebam dessa fonte aberta nesse 1º Retiro Universitário. Finalizo perguntando. Quem é você? Venha descobrir no próximo encontro. Paz e bem!”

“Para mim, esse 1º Retiro Universitário foi uma experiência incrível, além do aprendizado que recebi sobre a espiritualidade franciscana. A parte que me chamou mais atenção foi o momento da meditação onde tive a oportunidade de poder me encontrar um pouco mais e me entender um pouco mais, e encontrar uma paz que fazia tempo que não sentia. E mais, nesse momento da meditação foi importante, porque por um momento deixamos nosso egoísmo de lado e aprendemos a ter uma disciplina espiritual, lembrando sempre, que outros também precisam de nós. Por fim, para um 1º Retiro Universitário, foi maravilhoso, além dos aprendizados e novas amizades que obtivemos. Falando por mim, foi uma experiência que eu procurava, e nesse retiro eu consegui encontrar, qual seja a minha paz interior. Paz e Bem!” São palavras de Tatiane Civitanova Casseli, aluna do 9º semestre do Curso de Direito do campus Bragança Paulista.

“Gostaria de manifestar meu agradecimento a todos que promoveram o 1º Retiro Universitário que para mim significou, em primeiro lugar, a capacidade de fazer melhores escolhas. Escolhi cuidar de mim. Esse período de 8 horas significou o início de um novo caminho pessoal na busca de minha verdadeira essência em acordo com minha expectativa. É incrível ser olhada e me olhar com amor. Aprender a aprender e aprender a me ensinar, através das afirmações, o que realmente é importante. E sou um ser único e especial, em Deus, quero dizer: Espiritualmente. Obrigada!” Nos disse Sandra Regina Gurgueira, colaboradora da Central de Coordenações – do campus Campinas – Unidade Cambuí.

A Pastoral Universitária agradece a todos os participantes e os envolvidos na realização deste Retiro. Confira abaixo as fotos.

Histórico de Notícias