Representantes da USF participam do Capítulo das Esteiras

10/08/2017
Representantes da USF participam do Capítulo das Esteiras
O Diretor Vice-presidente da CNSP – ASF, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM e a equipe da Pastoral Universitária participaram na cidade de Aparecida da Conferência da Família Franciscana do Brasil, entre os dias 3 e 6 de agosto.

O Encontro teve como objetivo geral "reavivar no coração franciscano o dom do Perdão de Assis para a missão e a profecia da misericórdia, em vista da vivência da radicalidade do seguimento de Jesus Cristo." De maneira mais específica "propiciar um momento privilegiado para celebrar os 800 anos do Perdão de Assis, tendo em vista dar continuidade a intuição de São Francisco: geral paraísos onde o mal insiste prevalecer e fazer memória dos 50 anos de história da CFFB - Conferência da Família Franciscana do Brasil (Ordem dos Padres Menores, Ordem dos Padres Menores Capuchinhos, Ordem dos Padres Menores Conventuais, Terceira Ordem Regular e Ordem Franciscana Secular), identificando nela as riquezas de cada etapa e a força que une e dá sentido para que continue a existir." Além de "fortalecer os vínculos entre o Nacional e os Regionais, Ordens, Congreações, Institutos Franciscanos, JUFRA - Juventude Franciscana, Movimentos e serviços na linha da Espiritualidade Franciscana.

O Capítulo Nacional das Esteiras reuniu no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, cerca de 1.100 participantes de todos os estados do Brasil e de países da América Latina entre religiosos, frades, irmãs e leigos adultos e jovens. A temática do evento foi ‘Levar ao mundo a misericórdia de Deus’ e lema ‘É preciso voltar a Assis!’ Frei Vitório Mazzuco abriu a programação de palestras, abordando o tema e o lema do evento. O evento também contou com a presença do Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM.

Participaram representantes da Primeira Ordem (Frades Menores, Frades Menores Capuchinhos, Frades Menores Conventuais), da Segunda Ordem (Irmãs Clarissas), da Ordem Franciscana Secular (leigos), da Juventude Franciscana (leigos), da Terceira Ordem Regular (TOR), das Congregações e Movimentos simpatizantes de Francisco e Clara de Assis presentes no Brasil.

O evento marcou o Jubileu de Ouro da Família Franciscana no Brasil e os 800 anos do Perdão de Assis. A programação contou com três grandes conferências e uma série de oficinas com temas voltados para a ecologia, artes, espiritualidade, família, juventude, periferias existenciais.

O Capítulo teve os seguintes Conferências e assessores:

* "Os 800 anos do Perdão de Assis - Tema: "Levar ao mundo a Misericórdia de Deus" e o Lema: "É preciso voltar a Assis" com Frei Vitório Mazzuco, OFM;

* "Levar ao mundo a Misericórdia de Deus - A Misericórdia na perspectiva franciscana" - Frei Luiz Carlos Susin, OFM Cap.;

* "Laudato Si, Cuidado da Casa Comum, relação da Misericórdia com a criação" - Frei Rodrigo Péret, OFM, Moema Miranda, OFS, e Igor Bastos (JUFRA - Juventude Franciscana).

O Encontro ainda contou com Oficinas temáticas:

* Espiritualidade - Frei Vitório Mazzuco;

* Ecologia Integral - Moema Miranda;

* Artes - Maria Aparecida Faustino (Mara);

* Periferias Existenciais - Frei José Francisco dos Santos;

* Juventudes - Ana Carolina Miranda;

* Famílias - Jefferson Eduardo Machado.

A Oficina "Espiritualidade" contou com a participação dos professores da USF: Cristina Pacheco, Dalva Leme e Cláudio Maurício Zorzan.

Clique aqui para ver a cobertura completa