handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF participa de segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de Piracaia

23/03/2018
Compartilhe:
USF participa de segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de Piracaia
 No dia 16 de março foi realizada a segunda audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que será feito pela Prefeitura de Piracaia, em parceria com a Universidade São Francisco (USF).

A audiência pública, realizada no Salão Azul do Paço Municipal, contou com a presença do prefeito de Piracaia, Dr. José Silvino Cintra, do diretor do Departamento de Obras, Tiago Oliveira, da professora da USF e coordenadora do projeto, Cândida Baptista, do vereador Neto Basile, além de representantes da sociedade civil.

O grupo de trabalho local, com representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, da USF e sociedade civil, foi formado por meio do decreto 4469/2018. Na audiência, foi apresentado o Produto I, fruto da mobilização social e do plano de trabalho, e o início do Produto II, com relatório de diagnóstico do município.

O próximo passo será propor um questionário em alguns bairros da cidade para avaliar, de forma efetiva, deslocamentos, transportes e dificuldades encontradas pela população. A equipe vai passar nos bairros a partir da segunda quinzena de abril.

Plano de Mobilidade Urbana
Em cumprimento à Lei Federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e estabelece que municípios acima de 20 mil habitantes devem ter o Plano de Mobilidade Urbana integrado ao Plano Diretor, o município de Piracaia firmou convênio com a USF por meio da Lei Municipal 2.844/2016, visando a colaboração técnico-científica para a realização de estudos e projetos.

Por meio do Plano Municipal de Mobilidade Urbana serão aplicadas as legislações e normas federais, estaduais e municipais com a intenção de planejar o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável. Com o plano serão priorizados pedestres, ciclistas e transporte público coletivo e o município estará apto a receber recursos destinados à mobilidade urbana.