Docentes de Medicina participam de Oficina de Competências e Habilidades

21/05/2019
Docentes de Medicina participam de Oficina de Competências e Habilidades
 Os docentes do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) participaram, no dia 20 de maio, de uma Oficina de Competências e Habilidades, ministrada pela professora Márcia Aparecida Antônio.

Diante do cenário de implantação da nova matriz curricular de Medicina, a atividade visou ampliar a discussão e organização curricular por competências. Participaram também da atividade estudantes do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART).

Os professores realizaram atividades e dinâmicas sobre o significado do desenvolvimento das competências e elaboraram uma proposta de plano de trabalho. "O modelo educacional com foco no desenvolvimento de competências e habilidades no ensino superior atende às demandas ministeriais e aquelas requeridas pelo mercado de trabalho e, durante esta oficina, os docentes da USF puderam refletir sobre a importância do tema e elaborar proposta de plano de trabalho de disciplina dentro do contexto que ora se apresenta, entendendo nosso aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem”, afirmou a professora Márcia.

Para a coordenadora do Curso de Medicina, professora Giovana Colozza Mecatti, a oficina foi fundamental para o professor enxergar o ensino com um novo olhar. “ Os conteúdos vão servir para o estudante atingir as competências. O mundo mudou as gerações mudaram, não dá para ensinar da mesma forma que aprendemos”, comentou a professora.

A atividade faz parte do programa CHAVE (Conhecimento habilidade atitude valores e ética), promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, que visa capacitar toda comunidade universitária na busca da excelência acadêmica tendo como referencial a tecnologia e a inovação. Cerca de 40 docentes participaram desta primeira etapa e novas oficinas estão previstas.