USF inaugura nova Capela no Câmpus Bragança Paulista

22/10/2019
USF inaugura nova Capela no Câmpus Bragança Paulista
 A Universidade São Francisco (USF), inaugurou no dia de hoje, 21 de outubro, a Capela dedicada a São Francisco de Assis, patrono da USF. O evento reuniu autoridades locais, freis e representantes da USF.
O espaço amplo traz 8 vitrais com iconografias franciscana, como o Tau, o Cordão, a Porciúncula, Sandálias, entre outros. O novo espaço irá atender toda a comunidade acadêmica do Câmpus e bragantina.

Participaram da celebração de inauguração, o Frei César Külkamp, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, o Reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Diretor Presidente da CNSP e Vice-Reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Reitor da USF, Diretor Vice-presidente CNSP e coordenador da Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, o Administrador dos Câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva, a Diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, Diretor do Câmpus Campinas - Unidades Swift e Cambuí, professor Geraldo Peres Caixeta, Diretor de Câmpus Itatiba, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva, o professor do Programa de Stricto Sensu do Programa de Educação, Frei Nilo Agostini. Além da presença do Reitor da FAE Centro Universitário e Diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos, a Assessora, Leila Pagnozzi, Bispo Auxiliar de Brasília, Frei, Leonardo Ulrich Steiner, Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, Bispo Diocesano de Osasco, Bispo-emérito da diocese de Bauru, Frei Caetano Ferrari, Frei Mário José Knapik, Frei Mário Luiz Tagliari, Frei José Francisco C. Santos, Sefras, padre Luiz Henrique, de Atibaia e Padre Emerson de Joanópolis.

Durante a celebração, Frei Vitorio destacou a importância do novo espaço. “Criamos uma capela para o nosso Patrono e ele nos ensina o que é ser um construtor de lugares sagrados. São Francisco de Assis fez de cada lugar e de todo o tempo um espaço templo para o louvor e adoração do Deus Altíssimo”, comentou frei Vitorio.
Frei Caetano também contou a trajetória da Universidade, sendo um dos pioneiros na implantação da USF em 1976. “ O primeiro projeto franciscano que desenvolvemos aqui foi o de Educação para Paz e que orientou nossa vida acadêmica desde então”, comentou Frei.

Foram homenageados o Administrador do Campus e idealizador da Capela, Rodrigo Ribeiro Paiva e os representantes da Construtora Superenge, Paulo Fornel e Paulo Prado. O novo espaço irá atender toda a comunidade acadêmica do Câmpus e bragantina.

Confira o texto do Frei Vitorio:

"No dia 21 de Outubro de 2019, às 10h, a Universidade São Francisco concretizou um antigo sonho de ter uma Capela para seu Patrono São Francisco de Assis. Ele que foi um construtor e um reconstrutor de lugares sagrados agora tem o seu lugar feito com bom gosto, dedicação, reflexão e muito entusiasmo. Presidiu a cerimônia, o Bispo Auxiliar de Brasília Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner com mais dois bispos franciscanos, Dom Frei Caetano Ferrari, bispo emérito de Bauru e Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza, Bispo de Osasco. Esteve também presente Frei César Kulkamp, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Com a presença de sacerdotes e frades do Regional de São Paulo e interior, da Reitoria, Diretores dos Câmpus de Bragança, Itatiba e Campinas, representantes da área da educação, da política Bragantina, professores, colaboradores e alunos, houve uma atenta e vibrante participação de todos.

Dom Leonardo conduziu a celebração com leveza, solenidade e muita unção. Cada detalhe do Rito foi explicado e envolveu a todos numa forte vivência. Músicas adequadas e bem escolhidas. Acólitos, leitores, cantores, comentaristas, cerimoniário, comunicadores, marketing, jornalistas e fotógrafos fizeram com calma e concentração, cada um a sua parte. Manhã de sol alternando com chuva fina passageira tornou o clima mais agradável ainda. Das preces, da homilia e dos detalhes litúrgicos todos viveram um edificante momento espiritual. A fumaça e o perfume do incenso, a fé e oração, a beleza do lugar e o clima sagrado do instante nos elevou aos céus. Agora a Capela está aberta para acolher os que precisam refazer todas as suas forças, sobretudo as forças espirituais".