USF e UNIFAG promovem parceria para estudo clínico

26/07/2021
USF e UNIFAG promovem parceria para estudo clínico

A Universidade São Francisco (USF) e a Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG) realizaram uma parceria para o desenvolvimento do estudo clínico, nos meses de outubro de 2020 a julho de 2021, na Clínica Escola de Odontologia da USF.

Este é o primeiro estudo clínico realizado, envolvendo docentes e colaboradores das duas instituições, assim como estudantes da área da saúde. Trata-se do estudo clínico multicêntrico para avaliação de eficácia e segurança de um medicamento utilizado para controle da dor, empregado em procedimentos odontológicos, que foi patrocinado por uma indústria farmacêutica.

A USF ficou responsável pela condução dos procedimentos odontológicos envolvidos no estudo clínico, enquanto a UNIFAG cuidou das tratativas da garantia de qualidade e dispensação dos medicamentos, além da gestão dos processos regulatórios e contratuais. No total, 48 estudantes matriculados a partir do 8º semestre do Curso de Odontologia atuaram no acompanhamento dos procedimentos odontológicos envolvidos no protocolo do estudo. “Para os estudantes da USF, participar de estudos clínicos junto à UNIFAG é uma excelente oportunidade de crescimento profissional e de desenvolvimento para a pesquisa científica que deve ser cada vez mais estimulada no nosso país”, explicou a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa.

A Profa. Márcia Aparecida Antônio, Pesquisadora Principal da UNIFAG, destaca que através da parceria de cooperação técnico científica com a USF foi possível inaugurar esta nova área de prestação de serviços da UNIFAG e que já estão em andamento tratativas para condução de outros estudos de diferentes especialidades médicas, envolvendo não somente a USF, mas também o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus - HUSF e a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista. “Trata-se de parceria muito profícua, pois além de contribuir para a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos no Brasil, podemos oportunizar aos estudantes da USF participar de estudos clínicos e ampliar seu horizonte profissional para esta importante área de atuação dos profissionais da saúde”, ressaltou a professora.

Os estudantes do Curso de Odontologia da USF puderam atuar na pesquisa clínica brasileira de ponta, uma experiência fundamental para desenvolvimento da competência de avaliar criticamente a prática clínica e promover avanços terapêuticos baseados em evidências. Mesmo com o desafio da pandemia da COVID-19, com dedicação e empenho, foi possível concluir a inclusão de pacientes no estudo e, dentre os 12 centros de pesquisa brasileiros selecionados para realizar o estudo, fomos o segundo centro com maior número de pacientes participantes, superados apenas pelo centro coordenador do estudo.