Estudantes de Farmácia desenvolvem projetos inovadores na área da saúde

03/12/2021
Estudantes de Farmácia desenvolvem projetos inovadores na área da saúde

Curso de Farmácia desenvolve projeto desafiador no ensino remoto. Estudantes do sexto semestre realizaram o trabalho integrado com o tema “Produção e inovação em saúde”. O projeto teve como objetivos fortalecer o protagonismo estudantil, aprofundar os conhecimentos nas áreas de cosmetologia, estética, homeopatia e farmacotécnica magistral.

Durante o semestre as equipes tiveram a oportunidade de visitar empresas e farmácias de manipulação, levantar dados, avaliar demandas, planejar as atividades, realizar experiências práticas e produzir um novo produto farmacêutico.  Para este propósito, os estudantes foram desafiados a pesquisar diferentes insumos ativos, estudar suas propriedades físico-químicas, verificar qual a melhor forma farmacêutica a ser utilizada, trabalhar uma formulação com adjuvantes complementares e testar técnicas de preparação, até obter um produto final viável. A troca de experiências entre os setores da área profissional culminou em resultados promissores. Ao todo foram criados 44 novos produtos nas mais diferentes apresentações de medicamentos e cosméticos visando saúde, qualidade de vida, bem-estar e sustentabilidade. Miguel Iugas, CEO da empresa Estética Avançada e Cristiane Ferrari, R&D Manager da Jequiti Cosméticos, participaram das avaliações dos trabalhos.

Além de incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação profissional, a proposta foi estruturada para o exercício de competências socioemocionais como autonomia, resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade para o enfrentamento de situações críticas que apareceram durante a execução do projeto.

Todas as etapas teóricas foram implementadas por meio da prática de competências de forma integrada entre os componentes curriculares do semestre. Essa estratégia permitiu uma subdivisão hierárquica do trabalho em partes menores, mais facilmente gerenciáveis, tanto para os docentes como para os estudantes garantindo, assim, maior organização das atividades e melhor acompanhamento das entregas do projeto, que foram realizadas quinzenalmente por meio de formulários Google.

A coordenadora do curso, Michelle Carneiro Polli Parise, destaca que o projeto foi estruturado e alicerçado em estratégias que permitissem situações de aprendizagem com a qual o estudante futuramente vai se deparar na sua vida profissional, que desenvolvem competências e que articulam conhecimento (saber), habilidade (saber-fazer) e atitude (saber ser). Além disso, destaca que a experiência de aprendizagem foi construída de forma simultânea entre docentes e discentes.

Para professora Iara Tescarollo, responsável pela condução do trabalho integrado ao longo do semestre, o planejamento prévio e o feedback sistemático, foram fundamentais para o sucesso da proposta, pois permitiram organizar as atividades, identificar falhas, realizar ajustes, além de propiciarem estratégias para a efetividade do aprendizado dos estudantes.

O estudante Ronisson Santos da Silva, conclui “o trabalho integrado contribuiu intensamente com meu aprendizado acadêmico, pois, me fez mergulhar nas pesquisas e compreender conceitos importantes da farmacotécnica magistral e cosmetologia, além de conhecer os insumos presentes no mercado farmacêutico”.

Os resultados dos projetos podem ser visualizados em Padlet: clique aqui!

Histórico de Notícias