Estudantes dos Cursos de Engenharia recebem Menção Honrosa em evento internacional

17/02/2022

Os estudantes Mateus Teixeira Bertão (Engenharia Química), Kelvyn Souza Santana (Engenharia Elétrica) e Julia Oliveira da Silva  (Engenharia Química) receberam menção honrosa no LEIRD 2021 International Multiconference on Entrepreneurship, Innovation and Regional Development com a temática “Ideas to Overcome and Emerge from the Pandemic Crisis”.

O evento organizado pelo  Comitê Internacional Permanente de Empreendedorismo e Inovação do LACCEI (Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions) com amplo apoio do Conselho de Administração do Consórcio, tem como  objetivo reunir acadêmicos, pesquisadores, formuladores de políticas, profissionais de diferentes áreas  e empreendedores interessados ??em promover o empreendedorismo e a inovação em todo o mundo e interagir como uma rede internacional  de informação e pesquisa para fomentar o desenvolvimento regional.

No evento, os estudantes apresentaram o DistLab -The distillation Column Web Laboratory, uma proposta para a comercialização de serviços em acesso remoto de uma coluna de destilação didática desenvolvida na USF. O trabalho é resultado de projeto de pesquisa de iniciação científica multidisciplinar da própria universidade, que está em desenvolvimento desde 2021. O trabalho apresentado é resultado do projeto de iniciação científica denominado Plataforma WEBLAB para a Gestão Remota de Laboratórios da Área de Engenharia.

Segundo o coordenador do projeto de pesquisa, o Prof. Dr.  Vicente Idalberto Becerra Sablón, WebLab, Lab-on-Web ou mesmo e-science significam acesso a laboratórios reais e dispositivos via Internet. Usuários podem acessar os recursos do WebLab de qualquer ponto da Internet ou da rede de Ensino a Distância. O objetivo é possibilitar interatividade com dispositivos (controle e monitoração) e trabalho cooperativo. A pesquisa possibilitou também a  Integração das plataformas WEBDIG/USF Universidade São Francisco- Brasil e SARL -  Smart Adaptive Remote/FAU -Florida Atlantic University - EUA”

Fazem parte deste projeto os professores Daniel Loureiro, Felipe Cavalaro e Filipe Coelho, docentes dos cursos de engenharia. O projeto também conta com a participação dos estudantes Camilla da Silva Ayres (Engenharia Mecânica), Kevin Jonathan Oliveira de Moraes (Engenharia Mecânica) e Vitória Santos Carvalho (Engenharia de Computação).

Histórico de Notícias