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Docentes da USF concluem Programa Santander - Metodologias Ativas

07/03/2022
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Docentes da USF concluem Programa Santander - Metodologias Ativas

 

As docentes da Universidade São Francisco (USF), Juliana Bacan Zani (Curso de Pedagogia) e Sulene Pirana (Saúde) concluíram o Programa Santander - Metodologias Ativas, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

Foram ofertadas, em 2021, 600 bolsas de estudo com foco em metodologias ativas de ensino para professores, gestores de universidades e coordenadores de curso. Além da USF, foram selecionadas 125 universidades em todo o Brasil. Durante 45 dias os participantes os professores realizaram 5 cursos: Peer Instruction (Instrução de Pares), Flipped Classroom (Sala de aula invertida), Team Based - Learning (Aprendizagem baseada em equipe), Problem Based - Learning (Aprendizagem baseada em problemas) e Competências Digitais: dos primeiros passos até a interatividade e a Avaliação. “A participação da USF no Programa oferecido pelo Santander Universidades é fundamental para o desenvolvimento dos nossos docentes. As trilhas de aprendizado desenvolvidas têm como foco ensinar os professores a ajudar os estudantes por meio digital e tecnológicos a aprender e desenvolver suas habilidades”, ressaltou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi. 

A professora do Curso de Pedagogia da USF, Juliana Bacan Zani, ressalta as contribuições em participar do Programa. “Foi uma rica experiência e de muito aprendizado. Os cursos oferecidos 100% online, possibilitaram revisitar conceitos, aprender novas abordagens metodológicas, combinar meios e recursos digitais de acordo com cada objetivo de aprendizagem e de como colocá-los em prática, além de aprimorar e desenvolver minhas competências digitais. As atividades propostas vêm ao encontro das pesquisas que venho realizando sobre o estudo das diferentes práticas para o processo de ensino-aprendizagem que se utilizam dos novos multiletramentos, mais especificamente dos recursos tecnológicos e digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), compreendendo esses processos de ensino a partir da lógica em rede”, explicou a docente.

Na conclusão de cada curso, os participantes receberam de forma online a certificação de conclusão do curso, assinados pela SEMESP e pelo Consórcio Sthem Brasil, uma rede de Instituições de Ensino Superior que tem por objetivo investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas.  

 

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