Estudantes da USF participam de oficina de seleção para o Projeto Rondon

20/09/2022
Estudantes da USF participam de oficina de seleção para o Projeto Rondon

No dia 3 de setembro ocorreu, no Câmpus Campinas (Swift), mais uma etapa no processo de seleção dos estudantes que vão participar da Operação do Portal do Sertão do Projeto Rondon. Foi realizada a oficina de metodologias ativas promovidas pelo NEXT, em parceria com o Programa CHAVE da Universidade São Francisco (USF).

O Projeto de extensão Rondon promove a integração social por meio da participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. “É uma experiência singular participar do processo de formação de rondonistas nesta oficina de metodologias ativas. Estavam presentes estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se voluntariaram a participar do processo de ensino-aprendizagem de comunidades carentes, na busca de soluções. Agradeço a equipe da operação da USF pela oportunidade”, comentou a professora Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos.

Dentre as propostas para este encontro, os estudantes extensionistas participaram de uma prática de meditação e respiração consciente promovendo um momento de introspecção, de modo a auxiliar cada um a ponderar sobre seu papel no projeto. Posteriormente, a partir da metodologia rotação por estações, tiveram contato com outras metodologias, dentre elas, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, gamificação, e cultura maker, as quais buscou-se promover uma postura crítica-reflexiva e servirão como base novas oficinas. “O projeto Rondon nos estimula a pensar na importância de cada profissional na sociedade e a refletir de que forma podemos contribuir para comunidades mais desamparadas, por isso, compartilhar nosso conhecimento e vivências para os futuros rondonistas é um privilégio. Um momento ímpar, em que desejamos motivar e fomentar o aprendizado ativo dos estudantes da USF”, afirmou o professor Felipe Cavalaro, um dos participantes do projeto.

A partir da oficina de metodologias ativas, os estudantes que estão participando do processo de seleção para a Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon, terão o desafio de desenvolver propostas de trabalho dinâmicas, atrativas e participativas nas áreas de “Comunicação, Meio ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho”, junto à população que os aguardará em Candeal, Bahia, entre os dias 26 de janeiro e 12 de fevereiro de 2023. "Participar da Oficina de preparação dos rondonistas para sua missão tem um significado muito especial, visto que a aprendizagem ativa favorece o desenvolvimento de atividades significativas para a comunidade, por meio de engajamento e situações reflexivas”, explicou o professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi.

O processo de seleção dos estudantes rondonistas teve início com as inscrições, depois a realização de um seminário remoto em 19/08 e 4 oficinas entre os meses de agosto e setembro. No dia 01/10 haverá a entrevista como parte da segunda etapa do processo de seleção em que conheceremos a equipe composta por 8 estudantes coordenados pelas profas. Ana Carolina (Curso de Odontologia) e Renata Lima (Curso de Engenharia) que representarão a USF.

Histórico de Notícias