USF formaliza parceria com a Jhpiego organização afiliada à Johns Hopkins University

30/09/2022

No dia 14 de setembro, a Universidade São Francisco (USF) recebeu a visita da professora Debora Bossemeyer, vice-presidente dos Programas Globais da Jhpiego, uma organização não governamental internacional, afiliada a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. A profa. visitou o Câmpus Bragança Paulista, para a celebração de um acordo de parceria entre a USF e a Jhpiego e ministrou um curso sobre Carreira Internacional na área da saúde para os estudantes e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Participaram da celebração do acordo: o Frei Gilberto Gonçalves Garcia, Reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Vice-Reitor, Prof. Dilnei Giseli Lorenzi, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Profa. Patrícia Teixeira Costa, Diretora de Câmpus Bragança Paulista e da área de saúde, Profa. Dra. Cristiane F. S. Suarez, Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais  (NRI), Profa Giovana Colozza, Coordenadora do Curso de Medicina, Profª Esp. Denise Ribeiro, Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Debora Magrini Baratella Assis, Assessora da Coordenação do Curso de Enfermagem, Profa. Ms. Andrea Corazzi Pelosi, Professora do Curso de Medicina, Coordenadora do Programa de Formação Médica Continuada, Profa. Dra. Liz Ponnet, Docente Curso de Medicina, Coordenadora da dimensão internacional do MED.Experience e membro do NRI.

Debora Bossemeyer relatou que ficou impressionada em conhecer o câmpus e a infraestrutura dos cursos da área da saúde. “A minha visita a USF foi fantástica, fiquei muito impressionada com a infraestrutura da Universidade, as áreas verdes e abertas, um ambiente vibrante com a energia dos alunos e dos docentes. O laboratório de simulação realística é excepcionalmente moderno e bem equipado, e além disso, aplica uma metodologia de ensino-aprendizagem de primeiro nível. Os docentes e técnicos altamente capacitados. Eu vejo esta parceria com um potencial enorme para colaborações Sul-Sul e muitas outras áreas de inovações na saúde internacional. Agradeço em nome da Jhpiego a maravilhosa acolhida e experiencia com a USF”, explicou a professora.

De acordo com a coordenadora do NRI, profa. Cristiane Suarez, o acordo bilateral visa promover o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisa de ambas as instituições, estimulando a internacionalização dos cursos da área da saúde da USF.

A profa. Liz foi a responsável pela intermediação do contato com a profa. Debora, pois  trabalharam juntas em Moçambique, em um programa de prevenção de HIV. “Debora é extremamente dedicada em melhorar a saúde das populações em várias regiões do mundo. Ela tem um conhecimento ímpar da saúde pública internacional e estamos animados em poder oferecer esta oportunidade aos alunos de medicina e de enfermagem da USF”, ressalta a profa. Liz Ponnet.

Para a coordenadora do Programa MED Experience da USF, profa. Andrea foi uma alegria e uma honra receber Debora Bossemeyer, não apenas por tudo o que representa, mas também pela pessoa que ela é. O programa será muito beneficiado pelo acordo finalizado e as oportunidades criadas.

Além da celebração do convênio, Débora teve a oportunidade de ministrar a segunda aula de um curso sobre a Carreira internacional na área da saúde. O tema abordado foi Experiências de programas e oportunidades em diferentes contextos de saúde. Participaram do curso alunos e docentes dos cursos de medicina e enfermagem.

Histórico de Notícias