CHAVE promove ação de valorização da vida no mês de setembro

11/10/2022
 CHAVE promove ação de valorização da vida no mês de setembro

O Núcleo de Bem-Estar e Saúde (NUBES), uma iniciativa do Componente Curricular "Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional" do Curso de Psicologia da USF, sob supervisão da Profa. Priscilla Perla T. Von Zuben Campos e com apoio do Programa CHAVE, realizou, no mês de setembro, uma ação de valorização à vida, envolvendo três estudantes do referido curso.

As estudantes Jamile Lima e Fernanda Kaliandra elaboraram um projeto com apoio da professora Priscila Perla T. v Z. Campos, colando mensagens positivas em post it nos banheiros do Câmpus Campinas (Swift).

“Quando pensamos em implementar a ideia de colar post its com mensagens positivas para as pessoas, não imaginávamos que teríamos tanto feedback. As pessoas nos viam com post it nas mãos e perguntavam ‘São vocês que estão colando?’ Eu amei!”, comentou Jamile.

Segundo a estudante Maria Cristina Gherini, que estuda no Câmpus, ação permitiu compartilhar seus conhecimentos.  "Trata-se de uma oportunidade em que posso compartilhar meus conhecimentos e experiências sobre temas sensíveis, nos quais acredito que posso trazer contribuições a partir das minhas experiências e conhecimentos", explicou.

A proposta é continuar com outras campanhas, envolvendo os demais câmpus com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas a respeito do bem-estar, através dos cuidados com a saúde. “Recebemos diversos parabéns e mensagens agradecendo pela sensibilidade e pelo cuidado com a saúde mental. Uma estudante chegou a nos acionar por WhatsApp agradecendo pela ação e compartilhando que foi importante para ela ler a mensagem, já que está passando por um momento complicado”, contou Fernanda.

Outra iniciativa do NUBES foi oferecer informações sobre a prevenção ao suicídio, divulgando meios para buscar apoio, informações e ajuda, através dos canais do Centro de Valorização da Vida (CVV). Além da cartilha para orientação das famílias sobre como lidar com as questões referentes a saúde mental, lançada pelo Ministério da Saúde.

A ação também contou com o apoio da coordenação do curso de Psicologia e da Direção do Câmpus de Campinas.

Histórico de Notícias