USF promove 10º Retiro Universitário

07/11/2022
 USF promove 10º Retiro Universitário

No sábado, dia 05 de novembro, a Pastoral Universitária e o Núcleo de Extensão organizaram o 10º Retiro Universitário que teve como tema “Quando o Amor se faz reconciliação”, totalmente baseado na Parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32). Os Retiros da USF sempre são fundamentados em temas bíblicos para que as abordagens não sejam apenas voltadas para os católicos, possam abranger os evangélicos e espíritas  que também participam deste momento. A duração do Retiro é de apenas um dia, das 08h às 17h. Neste ano, mais uma vez o Retiro foi no Espaço da Moenda, em Itatiba.

Oitenta pessoas, entre colaboradores, professores e alunos e alguns familiares estiveram presentes. Às 8h todos foram recebidos com um café da manhã, após o café cada um recebeu uma espécie de kit, uma pasta com subsídios para a reflexão comum e individual. Às 8h45 teve a Oração da Manhã que aprofundou a importância do Evangelho de Lucas  destacando o versículo: ”O pai o avistou, e teve compaixão. Saiu correndo, o abraçou e o cobriu de beijos”. Logo em seguida todos saíram para 01h e meia de reflexão individual, oração e adoração. Às 11h, teve uma reflexão de aprofundamento do tema e às 12h30 o almoço. Após o almoço a convivência dos participantes se estendeu até às 14h30.

Às 14h30 a Oração da Tarde focou o tema da Misericórdia e o Exame de Consciência. Às 15h30 a Celebração da Eucaristia e Encerramento do Retiro. Após um lanche que foi servido às 16h40,  os participantes retornaram em ônibus, sprinter e carros da USF e conduções particulares. Todos aproveitaram bem o dia e havia muita serenidade e alegria. O tema escolhido foi em vista dos tempos que passamos de rupturas, ódio e intolerância. Nesta Parábola que conduziu o Retiro, em que lugar estamos? Como o filho mais novo, partimos e voltamos com uma bagagem de envolvimentos. Andamos por estradas, experiências, estilos de vida, relacionamentos e escolhas bem ou mal feitas. E quando sentimos necessidade de voltar ao lugar seguro ficamos na expectativa do acolhimento. Como filho mais velho amamos a disciplina da permanência e as tradições e o estar em casa. Como o pai, vamos entender que tudo cabe num abraço misericordioso e amoroso.

Pastoral Universitária da USF

Histórico de Notícias