USF sedia Encontro Nacional FOREXT 2022

09/11/2022
USF sedia Encontro Nacional FOREXT 2022

A Universidade São Francisco (USF) sediou, nos dias 7 e 8 de novembro, o XXVIV Encontro Nacional do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitária do Brasil (ForExt), no Câmpus Campinas (Swift). A temática do encontro foi “Curricularização da Extensão: da Resolução aos desafios da ação libertadora”, alusiva aos 200 anos da Independência do Brasil e buscando provocações sobre o processo de curricularização a partir da Resolução.

Durante os dois dias do encontro participaram representantes de Instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do Brasil. A abertura contou com a presença do Reitor da USF, Frei Gilberto Garcia, o vice-reitor da USF, Thiago Alexandre Hayakawa, o Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Administrador dos Câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva, o diretor do Câmpus Campinas, professor Paulo Silveira, a Diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, o diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Adriano Pezenti, além da Pró-reitora de Extensão de Assuntos Comunitários da Univille e presidente do FOREXT, professora Yoná da Silva Daloso e o Pró-reitor de Extensão de Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, professor Rogério Bazi.

A palestra de abertura foi ministrada pelas professoras Simone Loureiro Brum Imperatore e Ivania Padilla Contreras, com a temática "Curricularização da Extensão: da Resolução aos desafios da ação libertadora". Na sequência foram realizadas apresentações de trabalhos e coquetel de encerramento. Na segunda, no período noturno a USF recebeu o escritor, Leonardo Boff, que ministrou a palestra “Qual é o caminho para a fraternidade universal”.

No segundo dia ocorreu a Oficina: olhares para uma prática extensionista formativa - o que avaliar? ministrada pelo professor Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atuou no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa, na extensão e na gestão acadêmica. Atualmente, é assessor parlamentar no Senado Federal, dedicando-se principalmente ao Desenvolvimento Regional, à Educação, e à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em seguida, foram realizadas as reuniões das Câmaras regionais e a Assembleia Geral. No encerramento ficou definida a nova chapa e sede para o FOREXT 2023, que será em Joinville. Todas as palestras foram transmitidas no canal oficial da USF no Youtube. Acesse usf.edu.br/tv para conferir.