Estudantes de Engenharia Agronômica realizam atividade prática de nutrição de plantas

09/11/2022

Na última segunda-feira, 07 de novembro, os alunos do 4º semestre de Engenharia Agronômica, do Câmpus de Itatiba, da Universidade São Francisco (USF) participaram de aula prática da componente curricular Nutrição de Plantas, realizada no Laboratório de Construção Civil.

O tema da aula foi reconhecimento das deficiências nutricionais nas culturas por meio da diagnose visual. Nessa atividade, os alunos no início do semestre, montaram um experimento de omissão de macronutrientes em vasos contendo terra de baixa fertilidade, utilizando a cultura do milho, eles acompanharam o crescimento, e à medida que a planta se desenvolveu e havendo maior demanda por nutrientes, exteriorizou sua deficiência por meio de sintomas. Realizou-se semanalmente observações dos sintomas, avaliações de crescimento, e nessa última etapa além dessas atividades, realizou-se o corte das plantas para obtenção da massa seca.

A avaliação do estado nutricional da planta pode ser realizada por meio da análise química da folha (diagnose foliar) e pelo auxílio da diagnose visual. A diagnose visual permite avaliar os sintomas de deficiência ou excesso de nutrientes de maneira rápida, entretanto requer habilidade para reconhecer e identificar a sintomatologia de deficiência, que são características para cada nutriente.

Histórico de Notícias