Estudantes de Engenharia de Computação e Elétrica promove competição de sumô de robô

13/12/2022

A Universidade São Francisco (USF) promoveu entre os dias 29/11 e 08/12 as competições de robô de sumô, elaborados pelos estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Elétrica, no componente curricular Arquitetura de Computadores e Tecnologias Embarcadas, com orientação dos professores Felipe Cavalaro e José Matias Lemes Filho.

No dia 29/11 a competição foi realizada no Câmpus Campinas (Swift), tendo as seguintes colocações: 1º lugar a equipe Ben Max, 2º lugar a equipe Yokozuma e 3º lugar a equipe Pugnare.

A competição do Câmpus Itatiba, ocorreu no dia 01/12, possuindo as seguintes colocações: 1º lugar a equipe Caveirão, 2º lugar a equipe Madruguinha e 3º lugar a equipe Lookdown.

No Câmpus Bragança Paulista, a competição foi realizada no dia 05/12 e ao final chegou-se as seguintes colocações: 1º lugar a equipe Big, 2º lugar a equipe Bender e 3º lugar a equipe Towmatte0022.

A competição final ocorreu no Câmpus Itatiba, no dia 08/12, tendo como equipe campeã o robô Caveirão e como vice-campeã a equipe com o robô Yokozuma. “Este projeto permite que os estudantes desenvolvam as competências técnicas necessárias para se criar o robô, mas também o trabalho em equipe, criatividade, gestão de conflitos e tempo. Além disso, mesmo sendo uma competição, eu pude ver o espírito de colaboração entre equipes quando os robôs não funcionavam e os alunos de outras equipes ajudavam os colegas com componentes eletrônicos ou outros recursos para permitir que todas as equipes competissem”, disse o professor Felipe Cavalaro.

Histórico de Notícias