Estudantes do Curso de Farmácia encerram o semestre com apresentação de projetos integradores

13/12/2022

Os projetos integradores do Curso de Farmácia da Univerisdade São Francisco (USF) apresentam possibilidades para o desenvolvimento das competências e articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia.  Estão estruturados nos seguintes eixos: I - Cuidado em Saúde; II - Tecnologia e Inovação em Saúde; III - Gestão em Saúde. Em linhas gerais, os projetos integradores consistem em propostas pedagógicas que utilizam a metodologia de projetos para integrar diversos componentes curriculares do Curso de Farmácia no processo ensino aprendizagem.

As atividades propõem a pesquisa, a sistematização do conhecimento e a implementação do método científico na busca de soluções e resolução dos problemas apresentados. A cada semestre, os temas trabalhados percorrem os diferentes campos de atuação do profissional farmacêutico e colaboram na formação do estudante, no fortalecimento das habilidades socioemocionais e na preparação para o mercado de trabalho. Os docentes do curso orientam os estudantes na elaboração de hipóteses, argumentações, problematizações, na busca de soluções inovadoras para as situações propostas nos projetos. As experiências são pautadas em evidências científicas possibilitando a imersão necessária para o processo de aprendizagem e estímulo ao protagonismo estudantil.

Na opinião da professora Michelle Polli, coordenadora do Curso de Farmácia, além de estudar os problemas mais próximos da realidade profissional e da formulação de soluções criativas, os projetos integradores também permitem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais tão importantes para o profissional de hoje e reforça a importância do acompanhamento de todo o processo.

Histórico de Notícias